Entra em vigor nesta terça-feira o contrato da empresa responsável pela supervisão das obras de duplicação da BR-470 no Lote 3 _ entre Indaial e Blumenau _ e no Lote 4 _ Blumenau e Gaspar. Segundo uma parte do contrato publicada no Diário Oficial da União, a Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia Ltda., de Florianópolis, fiscalizará o andamento das obras até 10 de setembro de 2017, por R$ 14 milhões. O prazo para conclusão nos dois trechos é 28 de junho de 2017.
Continua depois da publicidade
Entre as atribuições da Iguatemi, está a análise dos trabalhos executados pela Sulcatarinense _ empresa responsável pela obra. Segundo a assessoria de comunicação da Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina, a Iguatemi deve montar laboratórios e deslocar técnicos para analisar a obra de perto.
A empresa passa ao fiscal local do Dnit, o engenheiro Elifas Levi Nolasco Marques, os resultados do andamento da obra para que o pagamento seja efetuado.
_ Ela vai fiscalizar a obra em todas as partes do desenvolvimento, exceto a etapa ambiental _ detalha Marques.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a Sulcatarinense, empresa responsável pela duplicação nos lotes 3 e 4, trabalha no trecho entre Blumenau e Gaspar. Marques recorda que a Sulcatarinense aguarda licenças ambientais para prosseguir no corte de vegetação e na captura de animais. Estas autorizações não são de responsabilidade do Dnit.
Já às 17h de sexta-feira, encerra-se o prazo para envio de propostas de interessadas em cuidar da gestão ambiental da duplicação. Não há prazo definido para a Comissão de Licitações do Dnit divulgar a empresa escolhida.