Para provar que uma fiscalização da sociedade em cima do Poder Público rende frutos, o presidente do Observatório Social de São José, Jaime Luiz Klein, cita números. Cerca de R$ 4 milhões foram economizados pela Câmara de Vereadores do município em 2013. Valor que é, nada mais nada menos, 13 vezes maior que a economia acumulada de 2009 a 2012: R$ 309 mil.

Continua depois da publicidade

A entidade, que fiscaliza o gasto público, constatou a mudança de postura por meio de uma análise orçamentária e financeira da Câmara Municipal de São José (CMSJ). Ele atribui a redução a uma gestão mais eficiente, racional e transparente realizada pela atual administração e, claro, ao olhar mais atento em cima de para onde está indo o dinheiro da papulação arrecadado com os impostos.

Detalhe: Klein destaca que todas as mudanças podem ser em vão se a câmara resolver seguir um caminho inverso e aumentar o número de vereadores, como fez a de Florianópolis. Na Capital, o aumento levou a cortes emergências para o gasto não extrapolar o teto e deixar os vereadores na ilegalidade diante da Lei de Responsabilidade Fiscal.