Eliminar o Flamengo na Copa Sul-Americana não é histórico só porque o Figueirense nunca chegou à fase internacional do campeonato, mas porque a equipe catarinense nunca fez uma única partida fora do Brasil. Em 95 anos, o Furacão enfrentou apenas cinco adversários internacionais, todos em Florianópolis, segundo dados do memorial do clube.
Continua depois da publicidade
Leia outras notícias do Figueirense
A última vez que Alvinegro enfrentou um time estrangeiro foi em 7 de julho de 1996. Há 20 anos, a equipe do técnico Lauro Búrigo derrotou por 3 a 0 a seleção de novos da China. Depois disso, não houve um único jogo contra um adversário de fora do país. Desses cinco jogos contra gringos, apenas um foi em competição: contra o Olímpia, do Paraguai, uma vitória por 3 a 2, triunfo que ajudou o time a ser campeão da Copa Mercosul que foi organizada em Santa Catarina, em 1995.
Para transformar essa história, o Figueirense pode ser derrotado até por um gol de diferença na noite de hoje. Além disso, se balançar a rede uma vez, o Flamengo precisará de três gols para conseguir a classificação.
Continua depois da publicidade
A situação é confortável, mas não é simples. Afinal, ao contrário do Furacão, que terá uma partida no fim de semana, contra o Fluminense, jogo atrasado da 18ª rodada, o Mengo descansará. Assim, deverá usar equipe titular, time que vem embalado na Série A e está na segunda colocação, apenas três pontos atrás do Palmeiras.
Para esse jogo, o técnico interino Tuca Guimarães não poderá contar com o zagueiro Marquinhos – o capitão está com uma lesão muscular e não viajou para o Espírito Santo.
– O Marquinhos teve um problema muscular e não viaja. Precisamos saber agora o tamanho da lesão. Com a saída do Marquinhos, entra o Bruno Alves. Não tem mistério. Para esse jogo de quarta, Bruno e Werley. O Elicarlos foi uma pancada. Tenho quase certeza que ele vai ser restabelecido. Ele foi relacionado e viaja – disse Tuca em entrevista.
Continua depois da publicidade
Os adversários gringos do Figueira
05/11/1957 (amistoso)
Figueirense 5 x 1 Seleção Paraguaia, amistoso
14/01/1975 (triangular amistoso)
Figueirense 1 x 0 Defensor
31/01/1979 (amistoso)
Figueirense 0 x 2 Seleção da Tchecoslováquia
29/01/1995 (Copa Mercosul)
Figueirense 3 x 2 Olímpia
07/07/1996 (amistoso)
Figueirense 3 x 0 Seleção de Novos da China
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO
Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão, Diego, Gabriel e Everton; Leandro Damião
Técnico: Zé Ricardo
FIGUEIRENSE
Gatito Fernández; Ayrton, Bruno Alves, Werley e Marquinhos Pedroso; Jackson Caucaia, Elicarlos, Ferrugem e Carlos Alberto; Lins e Rafael Moura
Técnico: Tuca Guimarães
Arbitragem: Daniel Fedorczuk, auxiliado por Maurício Espinosa e Nicolas Taran (trio do Uruguai)
Horário: 21h45min
Local: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES)