Com 46 anos completados na sexta-feira, a Chapecoense tem outro motivo para comemorar neste domingo, às 11h, contra o Flamengo: uma década de Maracanã. A primeira partida do Verdão no estádio emblemático foi em outubro de 2009, na semifinal da Série D. Na ocasião, a Chape perdeu por 2 a 0 para o Macaé. O jogo foi uma preliminar da partida do adversário da quarta rodada deste Campeonato Brasileiro. Naquele dia, o Maracanã recebeu um Fla-Flu, com a Chapecoense de coadjuvante.
Continua depois da publicidade
Acompanhe em tempo real Flamengo x Chapecoense neste domingo
Dez anos depois a Chape não joga a preliminar. Faz o jogo principal da manhã dominical de Série A do Campeonato Brasileiro. Esse momento até foi questionado pelo radialista Tadeu Costa, da Vang FM, em entrevista recente com o diretor de futebol da Chapecoense, Newton Drumond.
— Isso é fantástico, essa lembrança, conta a história da Chapecoense. O clube veio sempre subindo degraus de anos em anos para chegar aonde chegou. A Chapecoense trabalha muito para ficar onde está. Quando atinge esse estágio, de estar entre os grandes e sabendo de seu tamanho, fica cada ano mais difícil para se manter nesse posicionamento. Tomara que em 2029 tu faças essa mesma colocação e que a Chapecoense continue na Série A. Essa é a grande batalha da Chapecoense — disse Drummond.
Na época um dos torcedores que esteve no Maracanã, o advogado Marcelo Zolet, que também colaborou no departamento jurídico do clube, disse que os torcedores cariocas passavam pelo grupo chapecoense e questionavam: "quem são esses verdes?".
Continua depois da publicidade
Dez anos depois a Chapecoense é mundialmente conhecida. E para buscar uma vitória no Rio de Janeiro conta com um ex-jogador do Flamengo. O volante Márcio Araújo é um dos pilares do time catarinense desde o ano passado. O jogador disse que voltar ao estádio onde atuou durante quatro temporadas com a camisa rubro-negra é especial.
— Acho que não só no Flamengo mas em todos os times que defendi pude marcar minha passagem, me dediquei. Do Flamengo fui torcedor na infância, tenho um carinho muito grande pelos amigos que deixei lá, amizades, pessoas simples mas que marcam nossa vida. Sempre é bom rever o Flamengo, sempre é bom jogar no Maracanã, hoje ainda mais vestindo a camisa da Chape, que é um clube que tem marcado a minha carreira — descreveu.
Para essa partida, o técnico Ney Franco não poderá contar com o lateral-direito Eduardo, que fez uma cirurgia na tíbia, e o meia Gustavo Campanharo, com lesão muscular. Entram Bryan e Augusto, respectivamente, nas posições.
O Flamengo deve poupar o time titular pois no meio da semana atuou no Uruguai, contra o Peñarol. Mesmo assim terá jogadores de peso, como o meia Diego. A Chapecoense não tem um bom histórico no Rio. Em cinco anos foram quatro derrotas e apenas um empate, em 2016.
Continua depois da publicidade
FICHA TÉCNICA – Flamengo x Chapecoense
FLAMENGO
César; Rodinei, Thuler, Matheus Dantas e Trauco; Piris da Motta, Hugo Moura, Ronaldo e Diego; Berrío e Lincoln. Técnico: Abel Braga.
CHAPECOENSE
Tiepo; Bryan, Gum, Douglas e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Augusto e Alan Ruschel, Renato, Régis e Everaldo. Técnico: Ney Franco.
ARBITRAGEM: Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por Lúcio Beiersdorf Flor e Leirson Peng Martins.
DATA E HORA: às 11h de domingo.
LOCAL: Maracanã, no Rio de Janeiro.