O peso nas costas já passou. Após ficar fora da vitória sobre o Vasco, por suspensão, Andrezinho volta e encontra um time com outro astral. Porém, ainda é preciso saber quem vai deixar a equipe para que o camisa 17 retorne contra o Figueirense, na quarta-feira. Com a mudança no esquema contra o Cruz-Maltino, que deu resultado, quem deve ser sacado no meio é Fellype Gabriel.
Continua depois da publicidade
Na vitória por 3 a 2 no clássico contra o Vasco, Oswaldo aproveitou a ausência de Andrezinho e escalou o time com dois atacantes, Bruno Mendes e Elkeson. Quando a posse era do Alvinegro, este último encostava em Bruno. Porém, o camisa 9 atuou como meia, pelo lado direito, quando o Glorioso estava sem a bola, voltando à sua posição de origem. Deu resultado. A variação das formações 4-4-2 e 4-2-3-1, com as mesmas peças em campo, agrada ao comandante alvinegro, principalmente se for levado em consideração o resultado obtido.
O entrosamento da dupla Bruno Mendes-Elkeson e o fim do jejum de sete jogos sem vencer faz Oswaldo de Oliveira ter motivos de sobra para deixá-los no time titular. Os dois, inclusive, marcaram os três gols da vitória sobre o Vasco, por 3 a 2.
Na criação das jogadas, Seedorf é incontestável e é considerado o principal articulador. Ou seja, Andrezinho já sabe que irá disputar com Fellype Gabriel a vaga no jogo contra Figueirense.
A tentativa de atuar com dois atacantes não aconteceu muitas vezes neste Brasileiro. Rafael Marques e Elkeson foram testados juntos, mas a parceria não teve sucesso.
Continua depois da publicidade
Antes de vencer o Vasco, o Glorioso sofreu com a sequência de sete jogos sem vencer e com um ataque abaixo do esperado. Nesse período, o time só marcou quatro gols, sendo apenas um, contra o Grêmio, feito por um dos atacantes, Bruno Mendes. Os outros três foram de Seedorf, duas vezes contra o Corinthians, e Cidinho, diante do Inter.
Com a reviravolta nos 90 minutos contra o Vasco e a iminente volta de Andrezinho ao time titular, o Botafogo terá mais opções para a próxima partida, na quarta-feira.
Disputa por vaga também no meio
Após cumprir suspensão, Lucas retorna ao time do Botafogo e coloca uma dúvida na cabeça do técnico Oswaldo de Oliveira. Com a volta do lateral, Jadson, que atuou improvisado na posição contra o Vasco, está de volta à briga por posição entre os volantes.
A ideia é que, caso o treinador repita a formação que utilizou no clássico, o time precisará de maior mobilidade na marcação. Assim, Renato volta a ter sua titularidade posta à prova dias antes do jogo contra o Figueirense.
Continua depois da publicidade
Jadson foi titular em uma sequência de nove jogos, enquanto Renato se recuperava de lesão no músculo adutor da coxa direita. No jogo contra o Grêmio, há uma semana, o jovem saiu do time.
Outro que também está à disposição é Marcelo Mattos. O volante está totalmente recuperado da lesão que tinha no púbis e deve ficar no banco de reservas.