Aquela era uma Chapecoense diferente. Estava no primeiro ano na elite do Brasileirão e não havia passado pela triste tragédia. No time que era a grande novidade na temporada do futebol nacional de 2014 estava Bergson. Então emprestado pelo Grêmio, ele formou o plantel do Verdão do Oeste naquele ano. Assim como faz no adversário deste sábado. O atacante deve estar no banco de reservas da Arena Castelão no duelo marcado para as 17h, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Continua depois da publicidade

Há cinco anos, a Chapecoense debutava na Série A do Campeonato Brasileiro e contou com Bergson no elenco para tentar a permanência – praticamente a única meta possível naquele instante em que a ascensão meteórica no futebol nacional predominava. O atacante começou a temporada com presença no time que ficou fora das finais do Catarinense. Foi o suficiente para ser reconhecido pela torcida verde como Bergshow.

No entanto, no Brasileirão daquele ano pouco apareceu. Fez apenas sete partidas na campanha de manutenção na elite. Cinco anos depois, começou o torneio com presença em campo pelo Ceará, mas em jogos recentes tem ficado no banco de reservas. E do local que deve ver a Chapecoense entrar em campo com apenas uma mudança em relação ao jogo anterior, o empate em 3 a 3 com o Grêmio, em Porto Alegre.

O atacante Everaldo, goleador do time e vice-artilheiro do Brasileirão, com sete gols, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Ele deve ser substituído por Henrique Almeida, que não atuou contra o Grêmio devido a questão contratual no empréstimo do tricolor para a Chapecoense. Outro que volta a ficar à disposição é o zagueiro Douglas, recuperado de lesão, mas a tendência é de que Maurício Ramos continue no time.

Bergson durante passagem na Chape, em 2014
Bergson durante passagem na Chape, em 2014 (Foto: Márcio Cunha, Especial, BD 12/02/2014)

FICHA TÉCNICA – Ceará x Chapecoense

CEARÁ

Continua depois da publicidade

Diogo Silva; Cristovam, Valdo, Luiz Otávio e João Lucas; Fabinho, Ricardinho e Thiago Galhardo; Lima, Mateus Gonçalves e Felippe Cardoso. Técnico: Enderson Moreira.

CHAPECOENSE

Tiepo; Eduardo, Gum, Maurício Ramos e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Campanharo, Augusto e Camilo; Arthur Gomes e Henrique Almeida. Técnico: Emerson Cris.

ARBITRAGEM: Rodrigo Carvalhaes de Miranda, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (trio do RJ). Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ) no VAR.

DATA E HORA: às 17h deste sábado.

LOCAL: Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

Leia mais notícias da Chapecoense.