O Contorno Viário da Grande Florianópolis será inaugurado na manhã desta sexta-feira (9), em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A entrega ocorre após uma espera de 16 anos pela obra viária, considerada a maior em execução do país e vista como esperança para aliviar o trânsito da BR-101 na região da Capital catarinense.

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O ato de inauguração da nova rodovia está marcado para 10h, na saída do túnel 2 do Contorno, em Palhoça. O evento terá a presença do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, do ministro dos Transportes, Renan Filho, e de representantes da Arteris Litoral Sul, a concessionária do trecho Norte da BR-101 em Santa Catarina, empresa responsável pela obra.

A agenda será a primeira visita de Lula a Santa Catarina desde a vitória nas eleições de 2022 e a posse para o terceiro mandato, em janeiro de 2023. À tarde, o presidente vai a Itajaí, onde participa da entrega da primeira das quatro fragatas Tamandaré, navios da Marinha fabricados na cidade catarinense.

O traçado do Contorno Viário tem 50 quilômetros de extensão e recebeu investimento total de R$ 3,9 bilhões da empresa. A obra consiste em uma nova rodovia entre Biguaçu e Palhoça que pretende desviar o tráfego pesado e de longa distância dos principais acessos a Florianópolis, onde o trânsito local costuma provocar longos congestionamentos diários.

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Obra é esperada em SC desde 2008

O Contorno Viário tem pistas duplas nos dois sentidos, quatro túneis duplos, sete pontes duplas e seis acessos por trevos. A obra foi incluída no contrato de concessão da BR-101, assinado no início de 2008, e tinha previsão de execução em quatro anos — até 2012, portanto. No entanto, no trecho intermediário do traçado, que foi o primeiro a receber autorização para obras, os trabalhos começaram apenas em 2014.

Desse período em diante, a obra ainda passou por outros percalços. O traçado original precisou ser modificado no trecho Sul da nova rodovia por possível impacto na área urbana e por conta de um loteamento autorizado justamente na área em que a obra viária seria construída. A mudança exigiu a construção de tres túneis duplos e elevou o valor da obra em cerca de R$ 1 bilhão.

Em janeiro de 2019, a Arteris decidiu romper o contrato com a empreiteira que executava a obra até então, em função de seguidas paralisações dos trabalhos. A nova contratada retomou os trabalhos ainda naquele mês. Nos últimos anos, as obras avançaram até a conclusão dos 50 quilômetros.

A via deve ser liberada após a desmontagem do palco em que ocorrerá a inauguração nesta sexta-feira – ainda não há horário definido para a liberação da passagem de veículos.

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A expectativa é de que a nova rodovia receba de 27 mil a 30 mil veículos por dia, sendo 18 mil caminhões. Hoje, esses motoristas precisam trafegar pelo trecho da BR-101 na área urbana de São José que dá acesso a Florianópolis. Segundo a Arteris, o tempo de viagem pode diminuir até 50% neste trecho no horário de pico, com cerca de 40 minutos para percorrer a nova rodovia.

A extensão do Contorno Viário tem 18 vezes o tamanho da Avenida Paulista, em São Paulo, e sete vezes o cumprimento da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis.

Veja fotos do Contorno Viário praticamente pronto


Veja abaixo como será o Contorno Viário

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