Motoristas que passam por Gaspar enfrentam quase todos os dias congestionamento no trânsito dos bairros Centro, Coloninha e Figueira. Como muitos condutores não moram ou trabalham na região, há anos é debatida a importância de um contorno viário para desviar o fluxo de veículos da área central do município.
Continua depois da publicidade
Os trabalhos para criar essa rota alternativa começaram no início do ano no trecho 4, entre os bairros Santa Terezinha e Gaspar Mirim. Neste local, a prefeitura de Gaspar apresentou na quarta-feira (21) mais detalhes sobre o projeto e a possibilidade de parceria com a iniciativa privada para execução da obra.
O prefeito Kleber Wan-Dall explica que em 2018 foi incluído no Plano Diretor de Gaspar um artigo do Estatuto das Cidades que permite a participação de moradores e investidores em ações coordenadas pelo poder público em obras de infraestrutura. Essa decisão é feita após a conclusão do projeto executivo de engenharia, que é elaborado gradualmente em cada lote.
Ao executar a obra viária, o proprietário deixa de doar ao município 10% de área verde e 10% de área comunitária do terreno, percentuais previstos no dispositivo incluído no Plano Diretor. Se preferir não executar o serviço, o poder público irá pagar o valor das desapropriações aos proprietários, mas eles terão que ceder essa área.
— No trecho 4, os proprietários dos terrenos por onde passa o traçado do contorno viário aceitaram executar as obras de infraestrutura, então o município não precisa aportar recursos. Já no lote 2 os proprietários preferiram não fazer os trabalhos, então o poder público está fazendo a licitação para contratar os serviços e irá executar a obra, com os recursos já garantidos — destaca.
Continua depois da publicidade
Possibilidade de crescimento planejado
Outra vantagem citada por Wan-Dall é que a construção do contorno viário possibilita o crescimento do município de forma organizada. Conforme o Plano Diretor, na área à beira da via serão permitidas apenas construções industriais e comerciais, com objetivo de evitar que algum barulho ou cheiro dessas atividades possam incomodar residências próximas.
Para o presidente da Associação do Comércio e Indústria de Gaspar (Acig), Nelson Alexandre Bornhausen, será uma oportunidade para instalação de novos parques fabris no município. Ele cita o exemplo do trecho 4, onde o terreno é plano e até o próximo ano haverá espaço e infraestrutura para criação de novas empresas, o que inclui pavimentação da rua e instalação de postes com energia elétrica.
— Há vários empresários com interesse em instalar galpões aqui porque esse acesso será um novo corredor logístico. E a partir do momento em que houver a pavimentação desse trecho, o proprietário tem esse terreno terá uma valorização muito grande nessa faixa de terra, o que irá reverter esse investimento em infraestrutura — ressalta.
Projeto sem prazo de conclusão
Apesar dos benefícios do contorno viário, o prefeito de Gaspar admite que não há data estimada para conclusão dessa via alternativa. Kleber Wan-Dall afirma que o projeto é complexo e exige muitos recursos, tanto que deve levar alguns anos para ser concluído.
Continua depois da publicidade
— O importante era começar e os primeiros passos estamos dando neste momento. O trajeto está previsto no Plano Diretor para que os próximos prefeitos sigam com essa grande obra durante os próximos anos — pondera.
Os três lotes com ações em andamento estão em diferentes etapas de progresso. O trecho 4, onde ocorreu a solenidade nesta quarta, é o único com máquinas na pista. A iniciativa privada é responsável pela execução de 1,2 km de pista, dos quais 532 metros já estão finalizados, enquanto o poder público planeja fazer os 400 metros restantes no próximo ano.
No trecho 2, a licitação para contratar a empreiteira foi concluída e a prefeitura aguarda a emissão da posse para iniciar a obra. O projeto executivo do trecho 7 está em fase de elaboração, enquanto nos demais lotes esse trâmite deve ser concluído até o fim do ano.
Status de cada trecho da obra
Trecho 1: Ponte do Vale com o início do Trecho 2 – planejamento para elaboração do projeto;
Continua depois da publicidade
Trecho 2: Avenida Francisco Mastella com a Rua Frei Godofredo – licitado e com o início das obras previsto para as próximas semanas;
Trecho 3: Rua Frei Godofredo com a Rua São Bento – planejamento para elaboração do projeto;
Trecho 4: Rua São Bento com a Rua Rodolfo Vieira Pamplona – em execução;
Trecho 5: Rua Rodolfo Vieira Pamplona com a Rua Frei Solano – planejamento para elaboração do projeto;
Trecho 6: Rua Frei Solano com a Rua Prefeito Leopoldo Schramm – planejamento para elaboração do projeto;
Trecho 7: Rua Prefeito Leopoldo Schramm com a Rua Anfilóquio Nunes Pires – projeto em elaboração;
Continua depois da publicidade
Trecho 8: Rua Anfilóquio Nunes Pires com a divisa de Blumenau – planejamento para elaboração do projeto;