Quase um ano após ser concluída, a obra do Contorno Sul, em Garuva, deve ser liberada para tráfego até o final de setembro. A estimativa é do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) responsável pelos trabalhos. A construção começou em 2013 com previsão de finalização para 2016, mas entraves atrasaram a conclusão. Há cerca de 20 dias, os postes de iluminação começaram a ser instalados no viaduto.
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Conforme exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a implantação era a etapa que faltava para liberar a rodovia.
— Se tudo correr dentro do estipulado, até o final de setembro, a obra será liberada por completo — garante o superintendente regional do Deinfra, Ademir Machado.
Até a manhã de ontem, 13 postes já haviam sido colocados: sobre o viaduto com a BR-101 e nas duas alças que dão acesso ao local. Para liberar a pista, outros aparelhos ainda serão implantados nas marginas da rodovia federal, além da ligação de cabeamento entre os postes. Depois dessa etapa é que ocorrerá a liberação total do trecho.
Atrasos envolveram adequações no projeto
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Os cinco anos de atraso na conclusão envolveram adequações no projeto e de desapropriação de áreas particulares, além de questões envolvendo o repasse dos recursos. Somente neste ano, com 98% dos trabalhos concluídos, o prazo para instalação dos postes foi adiado pelo menos três vezes por problemas na liberação de verbas e na licitação.
— A iluminação será concluída até setembro, ficando pendente uma alteração na rotatória de ligação com a SC-417, que é uma obra de iniciativa do município — explica Ademir.
Sobre a alteração na rótula, a prefeitura de Garuva informou que aguarda o Deinfra formalizar a responsabilidade do Município sobre as melhorias. Após a formalização, o governo municipal irá fazer uma chamada publica para executar as mudanças na rotatória, ainda sem prazo para iniciar os trabalhos.
Motoristas já utilizam a rodovia
O Contorno Sul em Garuva inicia no quilômetro 10 da BR-101 e termina na intersecção com a SC-417, na localidade de Palmital. Ao todo, serão colocados 24 postes de iluminação, tanto na parte de cima quanto embaixo e entornos do elevado. As lâmpadas deverão ser de LED, com um investimento previsto de aproximadamente R$ 250 mil. A pavimentação e a sinalização da estrada foram concluídas. Entretanto, por causa da demora na liberação, na parte de cima do viaduto, o mato já começa a avançar para o asfalto.
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Mesmo que o Contorno Sul não esteja totalmente liberado, muitos motoristas utilizam, diariamente, a rodovia estadual. Sobre o viaduto da BR-101 e na rotatória que liga o contorno a SC-417, foram colocados obstáculos para bloquearem a passagem de motoristas. Muitos têm usado um desvio na região do Palmital.
Com cerca de nove quilômetros de extensão, a rodovia é uma importante obra para desafogar o trânsito na região. Quando finalizada, a via será alternativa para veículos pesados que necessitem acessar o Porto de Itapoá, além de dar entrada ao litoral sem precisar passar na área urbana de Garuva. A principal via de entrada à cidade neste momento, é a SC-415 ou avenida Paraná, que está com desgaste visível na camada asfáltica – formando pequenas depressões – por causa do tráfego intenso de caminhões até a unidade portuária.
O acesso atual à Garuva tem cerca de três quilômetros de perímetro urbano onde a velocidade máxima é de 40 km/h e 60 km/h. Além disso, dispõe de sinaleiro e lombada eletrônica, deixando o fluxo mais lento do que o observado no Contorno, em que a velocidade é de 80 km/h.