O perfil de um público mais jovem, de maior poder aquisitivo, interessado em lazer e o crescimento em quase 50% no número de visitantes na última edição, ditam o principal desafio do próximo Festival Brasileiro da Cerveja: continuar sendo uma feira que oferece conhecimento sobre a bebida e experiência de qualidade. Os dados são de uma pesquisa feita com os visitantes do Festival divulgada ontem. Na apuração feita pela AskNew, a nota média geral do evento subiu de 5,77 para 5,83. Agora a organização espera a conclusão da pesquisa de opinião feita com os cervejeiros para avaliar ajustes para o próximo ano.

Continua depois da publicidade

Em 2014 o perfil de idade do público do Festival inverteu em relação ao ano passado. Entre os 402 entrevistados, a maioria era de pessoas com idade entre 16 e 34 anos. Também cresceu o saldo de casais sem a companhia de filhos e grupos de amigos com quatro pessoas ou mais. Ainda dobrou o público da classe A, enquanto de todas as outras caiu a participação. A maioria disse ir ao Festival com interesse em lazer e entretenimento.

Entre a organização, há a certeza de que a vocação do evento precisa caminhar para a maturidade e consolidação. Para Valmir Zanetti, um dos organizadores, não há chance de o Festival tornar-se algo semelhante à Oktoberfest.

>>> Para cervejeiros, o calor é visto como ponto negativo dessa edição do Festival Brasileiro da Cerveja

Continua depois da publicidade

Sem surpresas na pesquisa, Zanetti explica que os itens com notas mais baixas (ar-condicionado e conhecimento adquirido sobre cerveja) serão melhorados. A intenção é que o visitante saia do Festival satisfeito e sabendo mais sobre a bebida e suas variações, mesmo que o conhecimento seja agregado informalmente, em conversa com os expositores. No mercado cervejeiro, o Festival trilha caminho para tornar-se referência no segmento.

_ Ainda estamos em processo de construção do Festival. Talvez sejam necessários cinco ou 10 anos para chegarmos ao formato ideal _ explica Zanetti.

A pesquisa aponta avanços. Em relação à variedade de cervejas, atendimento e estandes, as notas melhoraram. No quesito infraestrutura, a avaliação do espaço para fluxo de pessoas aumentou de 5,97 para 6,2. Também subiram as notas para qualidade dos banheiros e segurança. Entretanto, tiveram queda de pontuação os itens relacionados à facilidade para comprar o ingresso, sistema de ar-condicionado e quantidade de mesas.

Continua depois da publicidade

Organização se defende de críticas sobre problemas com climatização

O problema com a refrigeração foi pontual no Setor 2, no sábado, justifica o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck. Ele explica que o ar-condicionado foi ligado duas horas antes do evento começar, mas a concentração de aparelhos que geravam calor e o tempo quente que fazia naquele dia contribuíram para a sensação de abafamento.

No ano que vem a questão será revista, garante Stodieck. O número de caixas na entrada deve ser ainda maior em 2015 para evitar problemas pontuais, como ocorreu na sexta-feira. Neste ano, medidas fizeram com que as filas dentro dos setores para compra de tickets reduzissem.

_ Não teremos alterações significativas no ano que vem, mas vamos esperar a pesquisa com os cervejeiros para fazer uma avaliação completa _ conta Stodieck.

Continua depois da publicidade