Entrar no túnel do tempo e reviver o passado. A exposição “Espelho da Arte – A Atriz e Seu Tempo”, no Continente Park Shopping, que relembra os 50 anos de carreira de Regina Duarte provoca esta sensação nos visitantes que conseguem encontrar detalhes de sua própria vida no meio de figurinos e fotografias da atriz.
Continua depois da publicidade
As peças expostas, em sua maioria, fazem parte do acervo pessoal de Regina, que, de acordo com o curador da mostra, Ivan Izzo, é uma acumuladora.
– Por sorte, Regina não joga nada fora então, consegui muita coisa com ela – brincou.
Uma galeria de fotos, dispostas em ordem cronológica, figurinos originais, como o de Chiquinha Gonzaga e o vestido de paetês da Viúva Porcina, cenários e até um cantinho do fã, com cartas que vão desde declarações de amor a pedidos de ajuda financeira, tudo isto contribui para que o espectador se sinta mais próximo e mais íntimo dessa artista que faz parte da história da TV brasileira e é considerada por muitos a namoradinha do Brasil.
Continua depois da publicidade
De fã a curador
Ivan Izzo tem uma história única com Regina Duarte. Ele aprendeu a admirar a atriz aos cinco anos de idade, assistindo ao seriado Malu Mulher. Aos 10, procurou o nome da mãe da atriz na lista telefônica, ligou, pediu uma foto autografada e, assim, começaram uma amizade. Somente oito anos depois foi que Ivan conheceu sua musa. A reação dele? Como a da maioria dos fãs, chorou e não conseguiu falar. Mas, pra sorte dele, outras oportunidades surgiram e Ivan acabou indo trabalhar com Regina durante um tempo.
Ivan é o idealizador da exposição
A ideia da exposição partiu dele e, num primeiro momento, foi recusada pela atriz.
– Regina se recusou por medo de ficar parecendo uma autopromoção, mas depois de ver todo o esforço e carinho com que estava fazendo tudo, finalmente concordou e resolveu ajudar – contou Ivan.
O resultado do trabalho, que durou cerca de três anos, estará até o final do mês em exposição na praça central do Continente Park Shopping. Na cenografia,elementos confeccionados em papelão, matéria prima 100% reciclável, reforça o valor e a importância da sustentabilidade. A exposição percorreu grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Campinas e o interior do estado de São Paulo, e já reuniu mais de 500 mil visitantes.
Continua depois da publicidade
Serviço
O quê: exposição “Espelho da arte – a atriz e seu tempo”, em comemoração aos 50 anos de carreira de Regina Duarte
Quando: de 16 de setembro a 18 de outubro
Onde: praça central do Continente Shopping
Horário: de segunda a sábado, das 12h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h
Quanto: visitação gratuita
Quarto em homenagem a Viúva Porcina, de Roque Santeiro