Mesmo na era do marketing digital, os materiais impressos continuam desempenhando um papel fundamental e permanecem protagonistas em grandes eventos, como a Oktoberfest de Blumenau. Eles aparecem em diversos formatos, desde embalagens personalizadas, bandejas para lanches, sacolas, guias informativos, até folhas de bandeja e, claro, os tradicionais panfletos.

Continua depois da publicidade

Letícia Vieira, Analista de Marketing da Zeef Indústria Gráfica de Blumenau, aponta que a divulgação é uma das partes mais importantes de qualquer negócio.

“Um material impresso pode dar destaque à marca através de um folder institucional, auxiliar nas suas vendas através de um catálogo de produtos e reforçar a marca através de uma logo, impressa em uma sacola ou em uma caixa”, afirma.

Um exemplo são as embalagens de alimentos utilizadas na Oktoberfest, que costumam ser personalizadas para as empresas e funcionam como uma referência visual para os clientes.

“Um design diferente agrega valor à marca, atraindo mais a atenção do consumidor e estimulando a compra. Além disso, a embalagem é o primeiro contato do cliente com a marca”, destaca Letícia.

Continua depois da publicidade

Uma pesquisa da organização global Two Sides revelou que 64% dos consumidores brasileiros ainda preferem ler livros impressos em vez das versões digitais. Esses dados, referentes a 2023, mostram um crescimento significativo em comparação com 2021, quando apenas 37% dos brasileiros demonstravam preferência pelo papel.

Os dados comprovam que o impresso continua sendo altamente valorizado, e a digitalização dos conteúdos não eliminou esse mercado. O que se observa, na prática, é uma integração entre o físico e o digital, que se complementam. Um exemplo disso é a possibilidade de imprimir materiais com QR Codes, que, ao serem escaneados com a câmera do celular, direcionam o usuário diretamente para o site de uma marca.

“Quando bem executada, essa estratégia de diversificação e integração dos canais, permite que os clientes interajam com a marca em diferentes pontos de contato, aumentando a lembrança e a identificação com a empresa”, afirma Letícia.

O próprio Guia da Oficial da Oktoberfest é um exemplo de material impresso informativo, que contém todas as informações que o visitante precisa saber sobre o evento, que acontece entre 9 e 27 de outubro no Parque Vila Germânica. Símbolo dessa conversão com o digital, o guia também pode ser acessado de forma on-line, oferecendo uma experiência integrada e multicanal.

Continua depois da publicidade

“A grande vantagem é que o material impresso de qualidade, quando bem elaborado em textos e imagens, prende a atenção do cliente e aumenta o interesse no produto ou serviço sendo divulgado”, afirma Letícia. E já existem pesquisas que corroboram essa informação. De acordo com um estudo de cientistas da Noruega e França, o tradicional papel ainda se mostra mais eficaz para a fixação de ideias.

A pesquisa comparou a leitura de um texto longo em formato digital e impresso. Após lerem 28 páginas, os participantes passaram por uma série de testes para avaliar diferentes níveis de compreensão. Os resultados indicaram que, embora a compreensão geral fosse semelhante em ambas as mídias, os leitores da versão impressa demonstraram maior precisão ao recordar a ordem cronológica dos eventos. Em resumo: o papel provou ser superior ao digital.

Experiência que faz a diferença

Com mais de 40 anos de experiência e consolidada no mercado, a Zeef se destaca pela excelência no atendimento ao cliente, com foco na qualidade dos materiais e excelente prazo nas entregas. A empresa investe em tecnologia de ponta, operando com maquinário de impressão offset de última geração, que oferece automação avançada, alta precisão e produtividade. Isso permite à Zeef garantir impressões de alta qualidade, atendendo às demandas de clientes com agilidade.

Além disso, conta com uma equipe altamente qualificada e uma frota própria para assegurar um atendimento eficiente e personalizado, demonstrando assim uma grande preocupação quando o assunto é o transporte de seus produtos, mantendo a integridade e qualidade dos mesmos.

Continua depois da publicidade

A Zeef está presente em diversas cidades de Santa Catarina, com forte atuação no Vale do Itajaí e Litoral, oferecendo soluções completas em impressos para impulsionar o desenvolvimento do seu negócio.

Descubra como a Zeef pode ajudar o seu negócio através do site da marca