Lembramos e esquecemos o tempo todo. Mas aproveitar o momento em que se comemora mais um aniversário da cidade para lembrar e refletir sobre o passado e o presente e até sobre a Joinville que desejamos para o futuro é uma grande oportunidade. O conteúdo especial sobre A Barca Colon é um pouco de tudo isso.
Continua depois da publicidade
Os primeiros imigrantes europeus que aqui chegaram com a Barca Colon encontraram uma realidade muito diferente daquela apresentada em propagandas da época sobre a Colônia Dona Francisca. Mas foram estes imigrantes que ajudaram a construir um caminho de desenvolvimento para a cidade. A duras penas, é preciso dizer. Mas se ainda hoje, estes antepassados são motivo de tanto orgulho para as famílias é porque o esforço que tiveram rendeu bons frutos e heranças consistentes. É porque eles, de fato, conseguiram realizar sonhos e recomeçar no novo mundo.
Em reportagens especiais você vai conhecer histórias de famílias de alemães, de suíços e de noruegueses que chegaram à então Colônia Dona Francisca em março de 1851. As memórias dos descendentes dos Rosskamp, dos Tanner, dos Schmidlin, dos Olsen, nos ajudam a entender como se deu a formação de Joinville. A reportagem também viajou para a Alemanha, a Suíça e a Noruega para conhecer de onde vieram os imigrantes pioneiros e quais traços culturais são comuns a Joinville.
Lá, encontramos o gigante porto de Hamburgo, por onde embarcaram os imigrantes na aventura além-mar. Passamos por Oldenburg e percebemos muitas semelhanças com Joinville. Em Schaffhausen, a cidade que mais enviou imigrantes suíços para Joinville, conhecemos Edith Tanner; e em Lillehammer, em meio ao frio congelante da Noruega, encontramos familiares dos Olsen. Foi uma viagem com muitas descobertas.
E, tão importante quanto estas histórias, buscamos os legados que estes primeiros imigrantes europeus deixaram para Joinville: a religião; o espírito empreendedor, que deu origem a tantas empresas na cidade nas décadas seguintes; o amor pela dança, arte e cultura; e a preservação da língua alemã, aquela que a maioria dos imigrantes europeus falavam ao chegar na Colônia. Embarque com a gente nesta grande aventura, cheia de curiosidades. E parabéns Joinville pelos 168 anos!
Continua depois da publicidade
Como acompanhar o projeto
– Programa especial de televisão, com duração de 40 minutos, será apresentado às 14 horas deste sábado (9) na NSC TV para Joinville e região
– Caderno especial de 32 páginas vai circular junto com a superedição deste fim de semana (9 e 10) do jornal A Notícia
– Série de televisão, em quatro capítulos, será apresentada entre segunda e quinta-feira (11 a 14) no Jornal do Almoço e entre terça e sexta-feira no Bom Dia Santa Catarina (12 a 15)
– Série de rádio será apresentada em cinco capítulos entre segunda e sexta-feira, na Rádio Globo Joinville e na CBN Diário, de Florianópolis
Continua depois da publicidade
– O conteúdo ainda terá páginas especiais nos portais digitais NSC Total e G1 SC