A contenção que separava o Rio do Brás da praia de Canasvieiras, em Florianópolis, não será reconstruída, segundo a prefeitura de Florianópolis. A estrutura não aguentou a força das águas do rio após as chuvas que atingiram a Capital por quatro dias. A água transbordou e levou para o mar parte da vegetação que boiava ali. 

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias de Florianópolis no WhatsApp

Número de mortes pelas fortes chuvas em SC sobe para três

Em 2018, foi construída uma estrutura que encerrou a ligação entre o rio e o mar. A prefeitura afirma que a ação foi feita para atender a uma necessidade específica do rio na época. Desde então, segundo a administração municipal, não foram feitas alterações na foz do Rio do Brás. 

Continua depois da publicidade

“O Município não mexe ali porque a natureza mesmo realiza o trabalho. A equipe técnica seguirá monitorando a localidade”, disse a prefeitura por meio de sua assessoria. 

A condição do Rio do Brás preocupa e já foi alvo de investigação do Ministério Público de Santa Catarina pela poluição. Em setembro deste ano, a água foi coberta por plantas aquáticas chamadas de macrófitas. 

A prefeitura disse que a limpeza da vegetação é feita periodicamente, mas que a última ação ocorreu em março. A previsão é de que uma nova higienização ocorra no início de dezembro. 

Continua depois da publicidade

Em entrevista ao Jornal do Almoço da NSC TV, na quinta-feira (30), o professor do Departamento de Botância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Paulo Horta, orientou sobre os riscos do contato com a água. 

— É muito importante que por prevenção, até que nós tenhamos laudos técnicos apresentando segurança, que se evite contato direto com as águas das nossas praias, especialmente daquelas que onde nós temos uma boca de rio muito perto ou onde houve o extravasamento da barra — afirmou Horta. 

A prefeitura também orienta que se evite o banho do mar por 48 horas após fortes chuvas em todas as desembocaduras de rios em praias. 

Continua depois da publicidade

Leia também

Santa Catarina decreta situação de emergência após seis dias de chuva intensa

Quem são as vítimas da tragédia com deslizamento de terra na BR-376

Buscas por bombeiro desaparecido em Navegantes são suspensas