Os proprietários deste imóvel – um casal sem filhos – vieram de São Paulo para Santa Catarina. O local escolhido para fixar residência: Florianópolis, mais especificamente Jurerê Internacional. A casa já existia, com projeto arquitetônico de Celso Thomé. Para se dedicar ao desenho de interiores, os donos contrataram a arquiteta Mariana Pesca, que ficou responsável por repaginar a sala social e o home office no pavimento inferior e o dormitório do casal no piso superior.
Continua depois da publicidade
Segundo a profissional, o imóvel tinha uma sala ampla, com 112,5 metros quadrados. Como o cliente – quando está em Florianópolis – precisa trabalhar em casa, Mariana sugeriu ?roubar? uma parte desse espaço para fazer o escritório fechado, que ficou com 19 metros quadrados. O casal passou um briefing e algumas referências por meio de fotos. Eles mostraram alguns dos seus gostos. Algo contemporâneo, mas com toques bem pessoais, pois como viajam muito, trazem muita coisa de fora.
– Eles gostam muito de tecnologia. A cor preta aparecia muito nas referências. Tentei juntar todas as informações para montar o layout dos três ambientes – destaca a arquiteta.
O fechamento para a criação do home office se deu com paredes de gesso acartonado e revestimento acústico interior. Ainda foi inserida uma porta de correr embutida nessas paredes.
DESAFIOS E SOLUÇÕES
Continua depois da publicidade
A maior dificuldade na sala social, lembra a arquiteta, era conseguir demarcar os ambientes já que a mesma tinha um tamanho generoso, sem paredes e com muitos vidros. O local da lareira e TV (área do home theater) já estava definido, sendo esse conjunto revestido com mármore Carrara. Na ambientação um sofá bem confortável, uma poltrona com pufe e uma mesa de centro.
Começando a montar a sala de estar, para não ter um sofá direto de costas para o do home, e também para conseguir um hall de entrada para a casa, projetou-se um combinado de aparadores. Um preto em L faz a vez de um nicho abraçando o sofá com espelho interno e iluminação camuflada dando leveza. Sobre o móvel, dois abajures dourados. Outro aparador todo de espelho fumê vai do teto, se estende entre os sofás do home e do estar e termina no chão.
Assim, a arquiteta conseguiu trabalhar com um sofá de penas de ganso em L, sob medida, ampliando bastante os lugares do estar. O tapete dessa sala os donos trouxeram do Marrocos, bem como diversos outros objetos adquiridos nas viagens. O que dá movimento à sala é a escolha dos tecidos que se destacam mais pelas formas do que pelas cores.
O sofá de pena de ganso em forma de L ampliou os lugares na área de estar de maneira sofisticada
Foto Mariana Boro, Divulgação
O conjunto que reúne TV e lareira foi demarcado pelo revestimento de mármore carrara
Foto Mariana Boro, Divulgação
MODERNO E TECNOLÓGICO
No andar superior do imóvel, uma parte da sala íntima foi cedida para a ampliação do dormitório do casal, que tinha 25 metros quadrados.
Continua depois da publicidade
– Mas como os clientes queriam uma antessala com lareira e espaço para a penteadeira, ampliamos o quarto que ficou com 32,5 metros quadrados – explica Mariana.
O casal já tinha a ideia de trabalhar com projeção de imagem. Como o dormitório deles era mais comprido do que largo, segundo a arquiteta, houve a segmentação do espaço por meio de um vidro com película de projeção. Dessa maneira, de um lado estão a cama king com dois estilos de criados-mudos diferentes e um pufe-baú nos pés, que ajuda a guardar a colcha na hora de dormir.
Do outro lado, fica a saleta que abriga um sofá, uma namoradeira, um pufe, uma mesa de centro projetada de pedra com uma biolareira embutida e acabamento de madeira.
A penteadeira com desenho contemporâneo destaca-se pela iluminação bem diferente da convencional. Numa ponta da bancada um abajur e na outra uma luminária tipo holofote tripé de piso.
Continua depois da publicidade
Não passam despercebidos nesse ambiente, que para a arquiteta é o xodó do projeto de interiores, os painéis que sobem nas paredes em forma de L na direção do teto, revestidos com papel de parede que remete ao efeito de madrepérola.
Nos tecidos aparece o veludo e as estampas pied poule em tamanhos diferentes, sempre nos tons de preto e de bege. No quesito cores, o ambiente evidencia o bege e o preto, sendo o preto em menor quantidade para garantir leveza ao dormitório.
Iluminação pontual com lâmpadas halógenas (AR 70) destacam detalhes. Outras com abajures e pendentes possibilitam cenas diferentes.
O vidro com película de projeção de vídeo divide sem bloqueio visual a área da cama e a saleta que abriga um sofá, uma namoradeira um pufe e a mesa de centro com lareira embutida
Continua depois da publicidade
Foto Mariana Boro, Divulgação
O PROFISSIONAL
Arquiteta Mariana Pesca
(48) 3879-9889