Contar histórias é outro caminho que pode ajudar uma empresa ou marca a construir e fortalecer seu trabalho no mercado. Ciente disso, a paulista Weird Barrel não perdeu tempo: criou uma narrativa para definir o conceito da cervejaria, uma das mais frequentadas no Festival Brasileiro da Cerveja. Conforme revela o sócio-fundador Renato Vergani, a história se baseia em uma lenda inventada de que piratas teriam saqueado um navio e em vez de rum – a tradicional bebida consumida por eles – encontraram no porão barris de uma estranha cerveja. Surgia ali a Weird Barrel (na tradução livre do inglês: barril estranho).

Continua depois da publicidade

Consultora de Marketing Digital, Camila Renaux explica que a estratégia é chamada de storytelling. O conceito visa a transmissão de valores e ideias através de um enredo, personagens e narrativas. Para ela, a técnica ajuda a criar uma ligação direta com o consumidor:

– Adoramos histórias e lembramos melhor daquilo que foi contado dessa forma. É o elo emocional. Existem técnicas e profissionais especialistas em aplicar o storytelling. Na minha opinião, cada marca precisa encontrar a sua maneira de fazer isso e, claro, contar histórias que sejam verdadeiras. É uma construção que ora olha para a marca, ora para o público-alvo – sublinha.

::: Cervejarias apostam em conceitos criativos para atrair consumidores

O estande da Weird Barrel é todo alusivo à pirataria, desde o balcão feito em madeira de demolição até as bandanas usadas pelos mestres cervejeiros. Vergani diz que a ideia surgiu da vontade de se destacar entre as concorrentes:

Continua depois da publicidade

– Via muita mesmice nas cervejarias artesanais, muita gente fazendo tudo igual. A gente sabe que a proposta deu certo porque todo mundo que passa aqui diz que nossa cervejaria é a mais legal do Brasil – comemora.

Cristina Miranda, especialista em Marketing, comenta que cada vez mais as pessoas querem se reconhecer nos produtos que consomem:

– Elas procuram sempre a sua identificação, procuram ser individualizadas como consumidores também. As marcas precisam ficar atentas a este comportamento, que já é uma tendência, para criar produtos que sigam nessa direção – opina ela.

FESTIVAL BRASILEIRO DA CERVEJA

Termina neste sábado o evento que todo ano reúne cervejeiros dos quatro cantos do Brasil no Parque Vila Germânica, em Blumenau. O último dia do Festival Brasileiro da Cerveja começa às 15h e segue até 1h de domingo com mais de 600 rótulos para degustação, além de atrações culturais e gastronômicas. Os ingressos seguem à venda no local ou pelo site Blueticket por R$ 25 e R$ 12 (meia).

Continua depois da publicidade