O abastecimento de água está ameaçado para uma população de cerca de 40 mil pessoas, em Guaramirim, no Norte catarinense, por causa de uma contaminação do Rio Itapocuzinho. A presença de um poluente na água foi confirmada nesta quarta-feira (28), pela Companhia Águas de Guaramirim, responsável pelo tratamento e fornecimento de água no município.

Continua depois da publicidade

Confira mais notícias de Joinville e Região

De acordo com Osni Dencker, diretor da Companhia, o problema foi identificado porque a coloração da água sofreu alteração nos últimos dois dias, ficando acinzentada. Uma análise feita ainda na quarta-feira deve apontar o agente poluidor e os resultados da amostra colhida no rio deve sair em até sete dias.

Segundo ele, existe a possibilidade de o problema ser causado pelo despejamento de químicos e, ocorrendo com maior frequência à noite, fins de semana e feriados – quando a fiscalização dos órgãos de fiscalização diminui.

— No ano passado uma situação parecida já ocorreu e, na época, uma empresa foi responsabilizada pelo prejuízo ambiental. Desta vez, quando tivermos os resultados da análise, se confirmado o despejo de produtos contaminantes no rio, vamos mapear quais empresas da região trabalham com o componente para tomar as medidas necessárias — destaca.

Continua depois da publicidade

Apesar de identificado o desequilíbrio, Dencker explica que ainda não há necessidade de interromper a captação, o tratamento e o abastecimento de água. No entanto, se o volume do poluente aumentar, o agravamento deve prejudicar o serviço. Conforme a Companhia, em menos de um ano, foram detectadas 29 contaminações e nove interrupções no abastecimento de água em Guaramirim.