É mais ou menos como limpar a casa, encher a geladeira e arrumar a bagunça para receber as visitas. Com a chegada da temporada, Florianópolis vem se preparando para acolher bem o turista. Mais gente nos estabelecimentos, espanhol na ponta da língua, uma reforma ou outra para deixar o lugar mais aconchegante.
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Tudo para receber 1 milhão de turistas, esperados pela prefeitura de Florianópolis. O número é 11% maior do que da última temporada, quando cerca de 900 mil visitantes passaram por aqui.
A cidade ganha ares renovados. Pintura no meio fio das ruas dos balneários, iluminação nova e programação de eventos. Os reparos estão sendo feitos e a previsão é que estejam prontos até o dia 20 de dezembro.
Para esta temporada, Florianópolis terá outro portal turístico, no antigo prédio da Polícia Militar Rodoviária, na SC-401, que liga o Centro ao Norte da Ilha. De acordo com o secretário municipal de turismo, Homero Gomes, só falta a formalização do repasse do local, para o início das reformas. O lugar foi escolhido por concentrar a maior parte dos turistas que chegam à Capital.
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– Cerca de 70 a 80% da hotelaria da cidade está concentrada nessa região.
Uma programação diferenciada está sendo pensada. Além de eventos conhecidos da temporada, como Floripa Tem e Planeta Atlântida, também haverá pré-carnaval. A ideia é levar as escolas de samba às praias.
O turista, que depender de transporte público, poderá contar com mais ônibus. A promessa da secretaria é aumentar em 40% o horário das linhas que levam às praias.
::: Comércio com mais funcionários
Alguns bares, restaurantes e hotéis chegam a triplicar o número de funcionários, outros apostam na decoração mais caprichada, numa mudança no cardápio e cursos para garçons e atendentes.
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– Somente na Grande Florianópolis devem ser abertas 7 mil vagas de empregos nesses estabelecimentos até o dia 20 de dezembro – diz Tarcísio Schmitt, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Florianópolis.
Para preparar melhor o empregado recém-contratado, a orientação do sindicato é que empresários invistam na formação dos empregados. Ensinar como abordar um cliente, que postura adotar são regras básicas para o bom atendimento. A organização oferece cursos básicos e gratuitos para recepcionista, camareira e garçom.
O Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), no Campus Florianópolis-Continente, também oferece cursos técnicos na área de lazer e hospitalidade. A coordenadora de Extensão e Relações Externas do Campus, Girlane Bondan, informa que eles foram criados de olho na falta de mão-de-obra qualificada no setor.
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Uma pesquisa feita pelo IF-SC com 1.450 trabalhadores, entre eles garçons, camareiras e recepcionistas, mostrou que 63% deles nunca tinham feito qualquer tipo de qualificação. O instituto criou, então, cursos técnicos em Cozinha, em Serviços de Restaurante e Bar, em Hospedagem e em Guia de Turismo.
::: Uma central de distribuição
Para evitar que qualquer mercadoria falte nos quatro restaurantes que fazem parte do Espaço Spazzio em Jurerê Internacional, Norte da Ilha, o empresário Ricardo Cotrim providenciou um central de distribuição, na SC-401. Durante a temporada, não era raro algum produto não chegar à mesa do cliente, por causa do trânsito complicado de Florianópolis.
– Muitas vezes não conseguia receber os pedidos a tempo. Montamos um centro para estocar bebidas e alimentos – relata Cotrim.
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O espaço serve ainda para adiantar alguns serviços de cozinha, como os de confeitaria. Bolos e doces são preparados ali e chegam prontos a Jurerê.
O empresário também cuida para que não falte atendentes no verão. O quadro de 75 funcionários passa para 220. A contratação começa em setembro. Todos eles recebem treinamento como manipulação de alimentos, postura e elaboração de pratos. Além dos restaurantes, o Spazzio também tem duas lojas, uma de roupas e outra da vinhos.
Ampliação do espaço físico e contratação de funcionários. São por esses ajustes que o Café Riso, de Jurerê Internacional, está passando para estar preparado na temporada. A cozinha do local está sendo ampliada e o espaço terá novos banheiros. A equipe ganhou mais 60 pessoas, que também são treinadas.
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– Preparar nossos funcionários é o grande desafio. O bom é que parte deles acaba ficando com a gente – afirma o empresário Luis Grassia.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de Santa Catarina, Fábio Queiroz, observa que quanto antes a equipe nova for contratada, melhor para o estabelecimento e o cliente. Assim, maior é o tempo para eles serem preparados e conhecerem o funcionamento do local. Ele observa que a maioria dos 315 bares e restaurantes da Grande Florianópolis e outros municípios associados têm ações diferenciadas para a temporada, como trazer novos trabalhadores e providenciar cursos de qualificação.
::: Hola, que tal! Vax pra Barra?
O cumprimento entre os taxistas de Florianópolis deixou de ter sotaque mané. Quando chegam ao ponto de táxi, é o “hola, que tal” que eles falam. O espanhol está sendo ensinado aos motoristas. O curso é oferecido pela prefeitura, no Instituto Estadual de Educação e já formou 110 taxistas.
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Uma nova turma começou com mais 120 motoristas, que devem terminar os estudos em julho de 2011. A cidade tem cerca de 700 motoristas de táxi.
Florianópolis é destino certo de muitos argentinos no verão, mas como observa a professora Dulcéia Veiga, turistas de outros países também chegam à Capital, tendo o Espanhol como uma opção para se comunicar.
– Os alunos relatam que já atenderam clientes vindos da China, que tinham língua espanhola como outra opção.
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Se antes José Mathias, 55 anos, precisava arrastar um portunhol, quando recebia um turista argentino, agora ele tem uma base do outro idioma. Ele atende no ponto da rodoviária, uma das portas de entrada dos hermanos.
– Para mim, está sendo muito importante. Antes eu não entendia quase nada.
Outra cena bastante comum, era o recepcionista do hotel indicar ao taxista aonde os turistas estrangeiros queriam ir.
– Agora essa barreira será quebrada – diz o motorista e aluno Francisco Aguiar, 54 anos.
O secretário municipal de transporte, João Batista Nunes, diz que a ideia é ampliar o curso para motoristas e cobradores de ônibus. A frota de táxi, que é de 258 carros, também será aumentada. A licitação, que vai trazer 200 veículos novos, está em fase final.
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Num primeiro momento, serão colocados 120 carros a mais em todas as regiões da cidade, como no Norte da Ilha, onde não existe ponto de táxi.
::: Energético com suco de melão
Inovar e atrair novos clientes. Esse é o desafio de qualquer comerciante que pretende tirar uns trocados a mais na estação mais badalada do ano em Florianópolis: o verão. Para espantar o companheiro de todas as horas chamado calor, nada como uma bebida refrescante e ao mesmo energizante.
A novidade nesta temporada para quem pretende frequentar a Praia de Canasvieiras, Norte da Ilha de Santa Catarina, é o energético com suco de melão. Segundo o comerciante Vanderlei Pereira, 63 anos, e sua esposa, Maria Pereira, 59 anos, a bebida está sendo bem consumida na Argentina. Como a praia recebe um grande números de turistas argentino e uruguaios, Vanderlei acredita na boa saída do produto.
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O casal, que está na quarta temporada com o carrinho de coqueteis na praia, investe também em sucos, salada de frutas, caipirinhas e diversas batidas. Há sete anos na Capital, os dois gaúchos trabalharão das 10h às 20h até a Semana Santa, em abril de 2011.
Eles garantem que a clientela é boa e que a novidade fará sucesso.