Consumidores e empresários do ramo varejista estão em contagem regressiva para a Black Friday 2016, que começa oficialmente à meia-noite desta sexta-feira e promete aquecer as vendas de fim de ano. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a estimativa de faturamento para a data neste ano é de mais de R$ 2 bilhões.
Continua depois da publicidade
Na avaliação da Fecomércio-SC, o volume de vendas deste ano deve ser mais tímido por causa do desemprego e da queda na renda do trabalhador. Ainda assim, o dia de ofertas deve contribuir para amenizar o desempenho negativo do setor.
– A variação pode superar os 30% em Santa Catarina, visto que o e-commerce está bastante consolidado no Estado. No primeiro semestre de 2016, o comércio eletrônico avançou 5,2% em Santa Catarina, enquanto que as vendas em lojas físicas recuaram 8,8% – diz o economista da Fecomércio, Luciano Córdova.
Itens como vestuário, calçados e celulares devem liderar a lista dos mais vendidos. Mas engana-se quem pensa que apenas as lojas esperam lucrar com a data. Em Joinville, 14 restaurantes associados à Câmara Setorial de Gastronomia e Entretenimento da CDL vão dar descontos de até 60% nos menus entre as 18h e as 20 horas de sexta-feira. A lista dos restaurantes participantes pode ser conferida em www.gastronomiajoinville.com.br/blackfriday.
As grandes redes do varejo em SC também prometem ofertas especiais nas lojas físicas. Na Ricardo Eletro (antiga Salfer), os consumidores terão descontos em várias linhas de produtos – refrigeradores, fogões, eletroeletrônicos, móveis e telefonia, entre outros -, além das ofertas digitais no site na loja. Segundo a assessoria de comunicação da Ricardo Eletro, os produtos em oferta no site estarão identificados com o selo Preço Black Friday.
Continua depois da publicidade
Nas lojas físicas, que abrirão entre 6 e 7 horas e permanecerão abertas até as 20 horas, as ofertas não serão exatamente iguais, mas irão existir. A empresa acredita que haverá crescimento nas vendas de eletroeletrônicos, em especial, de smartphones.
Nas Lojas Koerich, que operam com 95 unidades em Santa Catarina, a expectativa é de crescimento de 20% nas vendas na data. A campanha será estendida até o sábado e a loja vai disponibilizar em seu site o selo oficial da Black Friday nos produtos em promoção para evitar a “maquiagem de preços”. Os descontos nos produtos serão aplicados tanto nas lojas físicas quanto no site.
No Magazine Luiza, as lojas físicas ficarão abertas até as 22 horas de sexta-feira e até as 18h do sábado. Haverá ofertas em diferentes setores, como eletroeletrônicos, eletroportáteis, TVs e móveis, entre outros. A Valdir Móveis, que tem dez lojas em Joinville e uma em São Francisco do Sul, não terá campanha nos moldes da Black Friday, mas promete uma promoção imperdível a partir de segunda-feira, com descontos generosos.
Leias as últimas notícias de Joinville e região
Shoppings ficam abertos até as 23 horas na sexta e no sábado
Os dois maiores shoppings de Joinville preparam ações especiais para esta sexta-feira. No Mueller, os clientes terão vantagens alusivas à Black Friday com descontos de até 80%, e horário de atendimento estendido até as 23 horas, inclusive no sábado. As ofertas estarão disponíveis em um hotsite especial (www.muellerjoinville.com.br).
Continua depois da publicidade
A liquidação irá contemplar diferentes segmentos, como vestuário, eletrônicos, brinquedos, alimentação, joias e casa de câmbio. Algumas lojas irão oferecer condições especiais de pagamento, com até 60 dias de prazo e crediário sem juros.
– A Black Friday se tornou uma das principais datas do varejo nacional e é uma excelente oportunidade para adquirir produtos de qualidade com preço baixo. Nós preparamos ações especiais para receber os clientes, e a nossa expectativa é que as vendas tenham acréscimo de 5% em relação ao mesmo período do ano passado – destaca a superintendente Aurea Raquel Pirmann.
No Garten, as promoções se estenderão até o domingo e haverá horário especial de atendimento na sexta e no sábado, das 10h às 23h. Conforme Gilvani Voltolini, superintendente do shopping, a projeção em relação às vendas neste ano é bastante otimista:
– Nossa expectativa é de que tenhamos um incremento de 10% a 15% nas vendas e no fluxo de pessoas em comparação com a campanha de 2015.
Continua depois da publicidade
Tanto no Garten quanto no Mueller, haverá sorteios de veículos no mês de janeiro. O Garten vai sortear um BMW i3 e o Mueller, um Mercedes-Benz Classe A200. Para participar e ter direito a cupons, os clientes devem gastar pelo menos R$ 100 (Mueller) e R$ 200 (Garten).
CONFIRA
Sites e ferramentas que permitem checar os descontos oferecidos:
Black Friday
EconoVia
– O site é especializado na comparação de preços de produtos eletrônicos.
Já Cotei
– Página de comparação de preço que sinaliza as ofertas com descontos reais.
Buscapé
– Tem ferramentas como Histórico de Preços, que monitora a oscilação nos produtos, e Alerta de Preços.
O que é
Black Friday é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear uma ação de vendas com descontos realizados sempre na última sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças. A ideia vem sendo adotada por outros países, como Brasil, Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai. No dia do evento, muitas lojas abrem bem cedo para atrair o maior número de consumidores por meio de ofertas imperdíveis. A “Sexta-feira Negra” é também conhecida por dar início à temporada de compras de Natal.