Às vésperas de comemorar 49 anos de sua origem institucional no dia 22 de setembro, realizamos, na sexta-feira, uma cerimônia que anuncia o vencedor do concurso que elege a logomarca dos 50 anos da Univali. A solenidade é o início de um extenso calendário de eventos e ações programadas para celebrar meio século de história do ensino superior em Itajaí. Uma homenagem dividida em diversas iniciativas para reverenciar o marco zero da Univali, seus atores e as conquistas que se acumularam a partir de uma mobilização histórica audaciosa e por muitos desacreditada àquela época.

Continua depois da publicidade

Quase 50 anos depois, o presente demonstra o valor da ousadia de seus idealizadores e a perseverança daqueles que deram continuidade ao sonho de garantir a Itajaí e região uma desejada autonomia na educação superior, comunidade antes dependente de outros grandes centros urbanos. As cinco décadas que nos separam daquele momento desafiador não só confirmam o êxito do esforço de todos os herdeiros desse sonho. Ao longo dos anos, a Univali não apenas assegurou o acesso de milhares de pessoas ao universo acadêmico e à formação profissional, mas também foi capaz de se converter num referencial de excelência em diversas áreas do conhecimento.

Sinais disso são todos os rankings, governamentais ou não, que atestam a evolução de seus indicadores de qualidade. Ao mesmo tempo, a Univali se fez parceira dinamizadora das cidades onde ergueu paredes e história. Tornou-se um vetor indutor de desenvolvimento humano, científico e tecnológico para suas comunidades e também vem se constituindo um comutador de intercâmbio com centros de conhecimento de todo o mundo.

São avanços que certamente justificam a agenda de atividades que antecipa a data do cinquentenário. Uma marca simbólica que desejamos celebrar ao lado da população de Itajaí e região e, em especial, com todos os segmentos da comunidade acadêmica que, mais do que compartilhar um espaço comum, são agentes desta trajetória admirável, que é motivo de orgulho para aqueles que reconhecem toda a dimensão transformadora de uma instituição como a Univali.

Continua depois da publicidade