O Campeonato Catarinense 2018 terminou com 212 gols marcados em 91 jogos. A média da competição foi fechada em 2,33 gols partidas. Do total, 26 tentos foram do campeão Figueirense. A mesma quantidade do Tubarão, que terminou em terceiro, e jogou uma partida a menos. Ainda que tenha sofrido dois gols na derrota para o Figueira na final, a Chapecoense encerrou a competição com a melhor defesa, vazada apenas 10 vezes.

Continua depois da publicidade

A vitória do Figueirense foi a 23ª dos visitantes no campeonato (25,4%). Os mandantes predominaram, com 46,1% das vitórias. O placar que rendeu o título alvinegro, o 2 a 0, se repetiu oito vezes durante o Estadual. O mais incidente foi o 1 a 0, resultado de 24 partidas. Na final na Arena Condá foram distribuídos 6 cartões amarelos. Com estes o Estadual teve um total de 452 advertências e 22 expulsões.

O Figueirense abriu o placar na Arena Condá com um chute de fora da área. O arremate de Gustavo Ferrareis que terminou nas redes foi o 23º em finalizações de fora da área com bola rolando, e ainda tiveram oito gols em cobranças de falta. Os gols de dentro da área, como o de Maikon Leite para decretar o triunfo sobre a Chape, correspondem 74% dos anotados ao longo da competição, com outros 24 em penalidades máximas.

O tento de Maikon Leite, ainda, foi o de 38 no Campeonato Catarinense anotado após os 30 minutos do segundo tempo. Nesta faixa de tempo foram anotados mais gols na competição. Foi em jogada pelo lado direito e o 54º tento anotado em jogada desta faixa do campo.

Continua depois da publicidade

A artilharia do Catarinense 2018 foi dividida entre dois jogadores. Lima, do Hercílio Luz, e Rafael Grampola, do Joinville, terminaram a disputa com nove gols cada.

Leia mais sobre o campeão Figueirense

Confira a tabela do Catarinense 2018

Leia mais notícias sobre o Catarinense 2018