A conta de luz terá um aumento médio de 3,61% em Santa Catarina. O reajuste nas tarifas da Celesc foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quarta-feira. Os novos valores serão aplicados a partir desta sexta-feira, dia 7 de agosto. Serão afetadas 2,7 milhões de unidades consumidoras.
Continua depois da publicidade
Para os consumidores residenciais, o aumento será de 3,63%. Já para as indústrias, o acréscimo será de 3,59%. É o segundo reajuste de energia neste ano, que também se soma à cobrança de bandeiras tarifárias.
Aneel muda cálculo da tarifa de energia para 2015
Ao calcular o reajuste, a Agência considerou a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da distribuição, energia comprada, encargos setoriais e de transmissão.
Confira abaixo os percentuais de variação por classe de tensão:
Continua depois da publicidade
Alta Tensão em média – 3,59%
Baixa Tensão em média – 3,63%
Média (Baixa Tensão e Alta Tensão) – 3,61%
A baixa tensão engloba classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural (subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).
Projeção apontava para aumento de 62% na energia elétrica em Santa Catarina