Com o fim da tarifa extra de energia, anunciado nesta quarta-feira (6) pelo presidente Jair Bolsonaro, a conta de luz em Santa Catarina terá redução de mais de 20%, segundo a Celesc. O preço mais baixo já estará na fatura do próximo mês dos consumidores.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Conforme o diretor de Regulação e Gestão de Energia da Celesc, Fábio Valentim da Silva, Santa Catarina possui a tarifa de energia elétrica mais baixa do país para o consumidor residencial, por isso a redução no estado será ainda maior que a nacional. 

De acordo com a Celesc, para os consumidores residenciais e comerciais, será de 21% e para o consumidor rural 23%. Já para a indústria, a redução será ainda maior: 24%.

Tarifa extra

A tarifa extra foi aprovada em meio à crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país em 2021. As usinas são a principal fonte geradora de energia elétrica no país. De acordo com o governo federal, foi a pior seca em 91 anos.

Continua depois da publicidade

“Em 2021, o Brasil enfrentou a pior seca já registrada na história. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço dos órgãos do setor, o país conseguiu superar esse desafio, os reservatórios estão muito mais cheios que no ano passado e o risco de falta de energia foi totalmente afastado”, diz a nota do MME, também reproduzida pelo presidente da República.

Leia mais

Vídeo mostra avião com brasileiros pouco antes de sumiço na Argentina, diz jornal local

Governo de SC contratou coffee break de R$ 19 mil para evento​

Chapecó confirma mais duas mortes por dengue e autoridades fazem apelo à população