A conta de luz dos catarinenses vai ficar mais cara a partir da próxima segunda-feira (22). A energia para os consumidores da Celesc terá reajustes entre 7,66% e 16,81%, conforme definiu a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça (16).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O percentual mais baixo será aplicado aos consumidores residenciais, que fazem parte do chamado Grupo B. Essa categoria também agrega outros tipos de imóveis, como os das zonas rurais e os pequenos comércios, que também consomem baixa tensão e sentirão um reajuste médio de 8,17%.

— É importante destacar que o reajuste desse Grupo B foi bem inferior à inflação do período de 12 meses e que esses consumidores reunidos representam 99,64% do mercado de consumidores da Celesc — afirmou o diretor de regulação e gestão de energia da estatal, Fábio Valentim, ao Diário Catarinense.

Já o maior percentual de reajuste previsto pela Aneel — de 16,81% — vai recair sobre as indústrias e os grandes comércios, do chamado Grupo A e tratados como consumidores de alta tensão.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Ciclone que causou destruição no RS e vento de até 120 km/h traz chuva para SC

Mais de meio milhão de CPFs já foram emitidos por cartórios em SC