Com as temperaturas caindo na maior parte dos estados brasileiros e devido às recomendações de distanciamento social pela pandemia, um aliado cada vez mais frequente nas noites frias é o vinho tinto. Pesquisa realizada recentemente pelo jornalista especialista em vinhos Marcelo Copello, que ouviu 1.000 consumidores brasileiros, mostrou que, somente em abril, 62,94% dos entrevistados aumentou o consumo de vinho – e deste percentual 80,54% optou pelo tinto. E mesmo com o crescimento do e-commerce, a pesquisa revelou que 35% do público fez as compras em lojas físicas, como supermercados e atacadistas.

Continua depois da publicidade

O cenário foi visto como oportunidade pelo Fort Atacadista, que está promovendo, nas unidades de Santa Catarina, o festival “Mundo dos vinhos”, com expositores especiais na entrada das lojas apresentando rótulos que estão com valores promocionais – muitos exclusivos, comercializados somente pela rede. A promoção segue até 31 de agosto, em todas as 27 lojas do Fort em SC.

Entre os vinhos encontrados somente na rede estão os chilenos Macool e Paso Grande e os portugueses Mosaico e Encosta da Ribeira.

— É uma grande oferta de vinhos, das mais diferentes uvas e de muitas nacionalidades, como Argentina, Chile, Espanha, Portugal e África do Sul, e todos os rótulos com valores ainda mais baixos que os praticados habitualmente — adianta Leandro Hommerding, gerente regional de marketing do Fort Atacadista.

vinhos
Alguns dos rótulos de vinhos exclusivos do Fort Atacadista: Paso Grande, Macool, Encosta da Ribeira e Mosaico (Foto: Divulgação)

Outra facilidade é a possibilidade de parcelar em até 4 vezes sem juros as compras de vinhos, espumantes e filtrados pelo Vuon Card, bandeira própria de cartão de crédito do Grupo Pereira para compras no Fort Atacadista. O cartão pode ser feito em poucos minutos, sem burocracia, logo na entrada das lojas.

Continua depois da publicidade

Como sugestão para acompanhar os vinhos e espumantes, os consumidores também encontram uma grande variedade de queijos e chocolates especiais, entre marcas nacionais e importadas, para complementar receitas em datas comemorativas ou até mesmo para presentear.

Sugestões para harmonizar

Como bem disse o especialista Esper Chacur, “o melhor vinho é aquele que você gosta”. Portanto, não existem regras: confie no seu paladar e arrisque nas combinações com pratos e petiscos. Mas para os novos desbravadores deste universo tão rico e variado, algumas sugestões para facilitar na hora das compras:

• A uva Merlot, que dá origem a um vinho tinto leve e com boa acidez, é uma boa sugestão para acompanhar massas com molho de tomate, uma das preferências dos brasileiros nesta época do ano;

• Pratos que têm a carne vermelha como estrela costumam combinar bem com um Cabernet Sauvignon, tinto mais encorpado e com acidez proeminente;

Continua depois da publicidade

• Já para acompanhar as pizzas, muito frequentes na mesa dos brasileiros durante o inverno, a escolha do vinho pode levar em consideração a intensidade do recheio: sabores mais leves como Marguerita e Palmito sugerem vinhos igualmente sutis, como um Rosé ou Chardonnay; sabores mais intensos como Portuguesa e Calabresa podem ser acompanhados de uma taça de Carménère, tinto aromático e de taninos mais amigáveis que o Cabernet.

​Acesse o canal Juntos Por Santa ​Catarina e veja iniciativas inspiradoras de quem vem enfrentando a crise da Covid-19.​​​​​​​​​​​​​​​​​​