O consumo de gás natural no Brasil alcançou uma média diária de 44,6 milhões de metros cúbicos de gás em janeiro, o que significa um crescimento de 3,58% em relação a janeiro de 2011, informou nesta quarta-feira a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).
Continua depois da publicidade
Segundo a entidade, a expansão se deve, principalmente, à retomada do consumo no segmento industrial, que apresentou um aumento de 5,52%, na mesma comparação, para 27,9 milhões de metros cúbicos por dia ante os 27,1 do mesmo período do ano anterior.
O crescimento do segmento residencial também apresentou significativa evolução, com alta de 12,2%, saltando de 632 metros cúbicos diários para 709 mil metros cúbicos por dia. O segmento automotivo, por sua vez, cresceu 1,29%, e o segmento comercial aumentou 1,58%. Já a comercialização no setor elétrico apresentou uma ligeira retração, de 0,3%.
A Abegás também salientou que, na comparação com o mês de dezembro de 2011, houve uma retração de 8,1% no consumo de gás natural, em razão, principalmente , da queda de 37,8% no despacho de gás para as termelétricas. O segmento residencial também registrou redução, de 18,58%, e a classe comercial consumiu 15% menos. As indústrias, porém, mantiveram o crescimento, com um aumento de 2,9%.
Continua depois da publicidade