Com novos casos de Gripe A chamando a atenção no Estado, o consumo de álcool gel já registra forte alta nas farmácias e supermercados da Capital. De acordo com Antonio Cesa Longo, presidente da AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados), houve grande aumento nas demandas e pode haver um período em que acabem os estoques.
Continua depois da publicidade
– Quem for buscar reposição agora vai encontrar dificuldades, já que é uma demanda muito sazonal e agora aumentou muito a procura – enfatiza Longo.
No Rio Grande do Sul, as lojas da Walmart, uma das maiores redes de supermercados do país, tiveram comercialização 82% maior na segunda quinzena de junho, em relação à primeira.
Na rede de farmácias Panvel, por exemplo, as vendas de julho triplicaram em relação ao mesmo período do ano passado
A farmacêutica da Panvel Leonor Pinto Moura conta que apenas nos primeiros nove dias de julho foram vendidas mais de 19 mil unidades do produto e que já encontram dificuldade em reabastecer os estoque. Apesar disso, Leonor garante que a farmácia está se preparando para que não falte produto em nenhum momento.
Continua depois da publicidade
– Conseguimos uma compra de mais 20 mil unidades que deve garantir as vendas do mês, mas está difícil. Estamos vendendo mais de 2 mil unidades por dia – revela Leonor.
Muitos usam o produto para se previnir e principalmente depois de circularem em ambientes públicos. A estudante de design Bibiana Saldanha, de 19 anos, afirma que não fica sem um tubo do produto por perto.
– Eu comprei no primeiro surto de Gripe A, usei tudo, e segui comprando. Como ando muito na rua, de ônibus, gosto de estar sempre protegida – diz Bibiana.
Leia mais notícias sobre Gripe A
Principais sintomas da gripe A:
– Tosse e espirros
– Fortes dores no corpo, na cabeça e na garganta
– Febre alta,acima de 38°C
– Pode haver náuseas, vômitos e diarreia
– Falta de ar
Para prevenir a contaminação, é aconselhado:
-Ter um pequeno estoque de álcool gel em casa
– Higienizar as mãos com frequência, principalmente após tossir ou espirrar
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
– Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal
– Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social
– Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração
Continua depois da publicidade
– Ventilar os ambientes