Uma pesquisa da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, aponta que nos dias em que as pessoas se exercitam mais – geralmente de quinta-feira a domingo – são também os dias que elas consomem mais álcool.
Continua depois da publicidade
– De segunda a quinta as pessoas tendem a reduzir o consumo de álcool. As atividades sociais ficam mais intensas a partir da quinta, quando aumenta a prática de exercícios e também a ingestão de bebidas alcoólicas – disse David E. Conroy, principal autor do estudo.
Cinco dicas de exercícios físicos para aliviar sintomas da TPM
A pesquisa, publicada na revista Psicologia da Saúde, da Associação Americana de Psicologia, teve a participação de 150 pessoas, com idades dentre 18 e 89 anos. Os voluntários registraram suas atividades físicas e seu consumo de álcool em seus smartphones durante 21 dias, em três períodos do ano.
Estudo aponta que consumo moderado de álcool pode trazer benefícios cardiovasculares
Continua depois da publicidade
Os pesquisadores buscam compreender, agora, porque o consumo aumenta nos dias de atividades físicas.
– Talvez as pessoas usem a bebida como uma forma de compensar o esforço dos exercícios, ou ser fisicamente ativo aumenta as situações sociais onde o álcool é consumido, não sabemos. Quando conseguirmos entender os motivos da relação entre álcool e atividades, podem projetar novas intervenções para aumentar os exercícios reduzindo o consumo – conclui Conroy.