Diante da onda de calor que marcou temperatura acima dos 40 graus em Santa Catarina, as vendas de água mineral cresceram 30% em janeiro de 2014.
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Segundo Tarciano Oliveira, presidente da Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral de SC (Acinam), houve aumento de preços do verão passado para este ano, mas apenas para repor perdas da inflação. A entidade representa 11 empresas – atualmente, o Estado tem 18 em operação.
Na percepção de Oliveira, as marcas catarinenses ganham a preferência dos consumidores pelos baixos índices de sódio e ph. A qualidade faz algumas marcas avançarem para os Estados vizinhos, como o Rio Grande do Sul e o Paraná. O mercado de água mineral é fragmentado.
Nas gôndolas dos supermercados, nos bares ou nos postos de conveniência, atualmente desponta a Crystal, que chama a atenção dos consumidores pelo maior percentual de sódio em relação às concorrentes.
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A marca já está no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina na ampla rede de vendas da Vonpar/Coca-Cola.
– Segundo a última medição da Nielsen, de dezembro, a Crystal tem 25% do mercado, que se caracteriza por ser bastante pulverizado – afirma o executivo da Vonpar Bebidas, André Salles.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam), Carlos Lancia, ressalta que a produção da bebida é recorde no país nos últimos 80 anos. Cresceu 14,5%, no ano passado, e deve bater nos 20% em 2014. A capacidade instalada de fabricação é três vezes maior que o consumo.
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CONFIRA
– 18 empresas de água mineral atuam em Santa Catarina
– 30% foi o crescimento de vendas de água mineral no Estado em janeiro de 2014
– 55 litros de água mineral é quanto cada brasileiro bebe por ano, três vezes menos do que o europeu
– O Brasil é o oitavo produtor mundial de água mineral
Fontes: Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam) e Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral de SC (Acinam)