Muitas pessoas ainda são resistentes ao consumo de carboidratos, principalmente à noite, por acharem que não é benéfico para a saúde ou que engorda. Esse mito foi mais uma vez quebrado, desta vez por uma pesquisa recente feita pela Universidade Hebraica de Jerusalém, que comprovou que consumir carboidrato após as 18h, na quantidade adequada, é benéfico para a saúde. Para Tereza Cibella, nutricionista da Equilibrium, o estudo desmistifica a crença e reforça que carboidrato não é vilão da alimentação.

Continua depois da publicidade

– O que o estudo aponta é que o ganho de peso não está relacionado ao carboidrato consumido à noite e sim à qualidade da alimentação no restante do dia, ao sedentarismo e ao exagero na quantidade de alimentos consumidos – afirma Tereza.

Consumir carboidrato à noite favorece o aumento do hormônio leptina, substância que pode diminuir o apetite durante o dia, auxiliando na manutenção do peso. Também contribui para uma noite de sono tranquila. A nutricionista ressalta ainda que o carboidrato, fonte de energia para o corpo, é tão essencial para uma boa alimentação como vitaminas, proteínas, minerais e fibras.

Por ser rico em carboidrato o macarrão é um dos principais alimentos que faz parte do grupo dos alimentos energéticos e compõe a base da pirâmide alimentar. Isso acontece porque a massa possui um baixo Índice Glicêmico (IG), ou seja, diminui a velocidade do nível da glicose no sangue, proporcionando saciedade mais prolongada e digestão mais lenta, dando ao organismo tempo necessário para absorver todos os nutrientes e vitaminas que o alimento oferece. A nutricionista ensina como deixar a refeição noturna ainda mais leve.

Continua depois da publicidade

– O ideal é combinar a massa com legumes e verduras, carnes magras (peixes e frango) e fibras (como aveia, linhaça e sementes em geral). A quantidade a ser consumida sugerida é de um prato raso, com um ou no máximo dois pegadores de massa o que equivale a 200 g de macarrão cozido – finaliza Tereza.

A indicação é a mesma tanto para homens quanto mulheres. Veja abaixo duas sugestões de combinações com massa e se delicie sem culpa:

Linguine ao Molho de Frango com Palmito

Ingredientes:

? 1 embalagem de Linguine com Ovos.

? 4 colheres (sopa) de margarina light.

? 3 dentes de alho, picados.

? 500 g de peito de frango, cozido e desfiado.

? 3 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados.

? 50 g de azeitonas verdes, picadas.

? 300 g de palmito em rodelas.

? Sal e cebolinha picada a gosto.

Modo de Preparo:

? Comece preparando o refogado de frango com palmito. Numa frigideira média, aqueça a margarina light e refogue o alho.

Continua depois da publicidade

? Junte o frango, os tomates, a azeitona, o palmito, mexa delicadamente e deixe refogar por mais 3 minutos.

? Acerte o sal, salpique a cebolinha e reserve.

? Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal.

? Coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver.

? Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique ‘al dente‘, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

? Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente a margarina light, o refogado de frango com palmito, envolva delicadamente com a ajuda de dois garfos grandes e sirva a seguir.

Continua depois da publicidade

Rendimento: 6 porções.

Calorias por porção: 586 kcal.

Parafuso Nutritivo com Frango e Legumes

Ingredientes:

? 1 embalagem de macarrão parafuso.

? ½ kg de filé de frango, em tirinhas.

? 2 colheres (sopa) de óleo de canola ou soja.

? 4 dentes de alho, picados.

? 10 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados.

? 2 folhas de louro.

? 2 xícaras (chá) de mini cenouras.

? 5 buquês de brócolis.

? 1 abobrinha média, em cubos.

? 50 g de queijo parmesão light, ralado.

? Sal a gosto.

Modo de Preparo:

? Numa tigela média, junte o frango e tempere com sal.

? Numa panela média, aqueça o óleo, refogue o alho, acrescente o frango e deixe fritar até dourar.

? Junte os tomates, as folhas de louro e deixe cozinhar até o tomate ficar macio.

? Acerte o sal, retire as folhas de louro e reserve.

? Numa panela média, junte as mini cenouras, o brócolis, a abobrinha e deixe cozinhar em água e sal até ficaram macios, escorra e reserve.

? Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique ‘al dente‘.

? Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de tomate com frango, os legumes e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.

Continua depois da publicidade

? Polvilhe o queijo parmesão e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções.

Calorias por porção: 860 kcal.