A pressão da inflação no bolso do consumidor já indica o início de um reflexo sobre os estoques no varejo.

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Levantamento da Neogrid, empresa de software especializada em cadeia de suprimento, aponta que, em março, o indicador de indisponibilidade de produtos nas gôndolas caiu para 10,8%, abaixo dos 11,7% de janeiro, no terceiro mês de queda consecutiva.

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Para Robson Munhoz, diretor da Neogrid, o número indica que os estoques estão maiores diante de um cenário de retração do consumo, ou seja, o consumidor está comprando em menor quantidade por causa da alta nos preços.

Em um exemplo disso pelo lado do consumidor, o monitoramento da empresa de inteligência de mercado Horus mostra que a incidência do leite UHT na cesta de compra caiu de 14,1% em fevereiro para 13,6% em março.

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Diante da alta de 10% no preço médio do litro, o número médio de unidades apresentou retração de 7% no mês, passando 3,1 para 2,9 unidades no carrinho na mesma base de comparação.

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