Estudo inédito da Serasa Experian aponta que o consumidor brasileiro que está na lista de inadimplentes tem em média 5 dívidas em atraso e leva cerca de 217 dias para conseguir honrar seus pagamento e voltar a ter acesso ao crédito. Conforme o presidente da Serasa Experian e da Experian América Latina, Ricardo Loureiro, são vários os motivos que levam à inadimplência: perda de emprego do consumidor ou de alguém da família e doença.
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– Uma das causas que mais nos preocupa é a do descontrole de gastos. O país não dispõe de mecanismos para evitar o superendividamento do consumidor e isto é uma vulnerabilidade, pois hoje não se sabe quem está com dívidas acima de sua capacidade de pagamento e se desconhece o histórico de crédito, na hora da concessão – afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e da Experian América Latina.
Segundo Loureiro, há muitas oportunidades e ofertas seduzindo os consumidores.
– Gastar a prazo sem um planejamento metódico provavelmente levará muitas famílias a perder as rédeas da situação, podendo ficar até sete meses sem acesso ao crédito. O brasileiro merece comemorar e consumir, porém, não a ponto de arruinar o orçamento dos meses seguintes. Equilíbrio é a palavra chave -.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a inadimplência do consumidor continua ganhando força na mesma direção do endividamento, porém a evolução da renda e do emprego formal tem ajudado a evitar um crescimento acelerado do índice.
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