O consumidor joinvilense deve gastar, em média, 18,45% a mais com o valor do presente dedicado ao público infantil nesta sexta-feira, 12, quando é celebrado o Dia das Crianças 2018. Isso quando considerada a mesma data no ano passado. Em Joinville, o ticket padrão de intenção de compra está na casa dos R$ 183,17 por pessoa, bem acima do registrado em 2017, quando a expectativa de gasto era de R$ 154,63. Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina.

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Na maior cidade catarinense, o aumento no valor de intenção de compra é considerado expressivo, chegando a ser quatro vezes maior em termos percentuais que a média catarinense, que subiu 4,6% de um ano para o outro. Apesar disso, a perspectiva de gasto do consumidor catarinense para esta sexta-feira é maior que a joinvilense, de R$ 189,28 ante R$ 180,92 há um ano.

Parte da explicação para que o gasto com o presente seja mais robusto neste ano em Joinville está na percepção de que a condição financeira dos munícipes está igual ou melhor hoje para 37,2% e 36,5% dos entrevistados, respectivamente. Já a variação menor em nível estadual, mostra estabilidade e um acompanhamento à inflação acumulada no período (4,1%).

De acordo com a entidade, 2.112 pessoas foram entrevistadas em sete municípios de Santa Catarina, com o intuito de demonstrar o perfil do consumidor desta data e preparar o empresário do setor com informações relevantes para que ele tenha um melhor aproveitamento das vendas. Isso porque o Dia das Crianças é considerado um dos principais períodos de movimentação econômica para o comércio. A pesquisa contemplou as cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Perfil do consumidor

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Em Joinville, 65,1% daqueles que pretendem presentear no Dia das Crianças são do sexo feminino e, 34,9%, do masculino. Além disso, entre os joinvilenses quase um terço dos que irão presentear (30,6%) têm idade entre 18 a 25 anos, vão pagar a vista e no dinheiro (75,7%) e vão considerar o preço como fator determinante para a compra (92%).

Já considerando os presenteados, 53,5% serão os filhos, 15,9% os sobrinhos e 14,6%, netos. Para 76,4% dos consumidores de Joinville, as crianças não vão acompanhar a compra do presente, e apenas 23,9% vão comprar o presente de acordo com a escolha direta da criança.

O levantamento da Fecomércio/SC mostra ainda que 85% dos presentes serão procurados no comércio de rua e 13,6% irão no shopping. A principal escolha deve ser por brinquedos (55,8%), seguido de itens de vestuário (30,6%).