O Dia dos Pais é comemorado neste domingo e a pesquisa realizada pela Fecomércio aponta que os filhos joinvilenses estão contidos nos gastos com os presentes. O valor pretendido a ser gasto é de R$ 109,32 por pessoa, o mais baixo de Santa Catarina. Gasto menor do que o levantado pela mesma pesquisa em 2014, que havia sido de R$ 127,59. Uma diminuição de 16,7%. A pesquisa foi realizada com 2.115 pessoas, no período entre os dias 8 e 11 de julho de 2015.
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A queda da expectativa do gasto médio com os presentes está ligada à situação econômica brasileira, com inflação e desemprego em alta, queda na confiança dos consumidores, acesso mais restrito ao crédito e queda da renda real. A maioria dos entrevistados na pesquisa (43,3%) afirmaram que estão em pior situação do que a do mesmo período do ano passado. Enquanto 30% das famílias declararam estar em situação melhor e 26,7% apontaram que sua situação permaneceu igual.
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Os consumidores que pretendem comprar presentes do dia dos pais são na sua maioria mulheres (66,3%). Esses consumidores são jovens, com idade entre 18 a 35 anos (72%). A maioria são trabalhadores com carteira assinada (61,3%). Sendo que a renda da maior parte dessas famílias fica entre R$ 1.510 e R$ 4.007 (32%), além de famílias que ganham entre R$ 947 a R$ 1.509 (26,3%). A maior parte das famílias pertence à classe C e D (58,3%).
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Os dados mostram que os joinvilenses estão pouco dispostos a contrair dívidas, já que o percentual de famílias que pretende pagar à vista em dinheiro é bem maior dos que pretendem pagar a prazo. A principal forma de pagamento escolhida é à vista no dinheiro (73,3%), sendo seguida pela compra parcelada no cartão de crédito (12%) e pelo pagamento à vista no cartão de débito (11,3%).
O motivo que influencia na escolha dos presentes, na maior parte das vezes, é por conta do preço (52%)seguido pela promoção (29%). O que mostra que os preços são muito importantes para os consumidores pelo fato de que 79,3% dos entrevistados irão realizar pesquisa de preço para o Dia dos Pais.
Ao se tratar do local de compra dos produtos, os filhos preferem comprar em comércio de rua (61%), seguido pelos shoppings (34,3%). Entre as opções de presentes, as roupas são a preferência com 62,3% das intenções de compras. Os calçados foram apontados por 10,7% dos ouvidos, seguido de perfumes e cosméticos (9,3%). Uma parcela dos joinvilenses (4,7%) ainda está indecisa quanto ao presente.
Além de movimentar o comércio, a data comemorativa traz impactos para o setor de serviços. Entre os consumidores abordados, 38% irão aproveitar para almoçar ou jantar na casa de parentes e 37,3% disseram que não irão realizar programa algum.
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