O consumidor da Região Sul reduziu em 8,2% o volume de compras no comércio no primeiro trimestre do ano. O dado está na atualização da pesquisa Consumer Insight, da Kantar Worldpanel. O levantamento mostra ainda que o morador do Sul reduziu em uma vez a média de idas ao ponto de venda. As informações são do blog Acerto de Contas.

Continua depois da publicidade

– A Região Sul mostra perfil mais racional – analisa a Kantar.

Vendas no varejo ampliado caem 5,3% no primeiro trimestre

Comércio varejista registra em fevereiro maior queda desde 2003

A pesquisa mostra que todas as classes sociais tiveram mudança no comportamento. Mas a maior queda foi na Classe C, principalmente na redução de 12% no consumo. A Classe DE teve a menor queda. Consumiu 3% menos no primeiro trimestre, apesar de ter reduzido também as idas ao mercado. A Classe AB não cortou as visitas ao ponto de venda, mas também diminui o consumo.

Continua depois da publicidade

Entre os canais de venda, o atacarejo foi o que registrou o ticket médio mais elevado, R$ 74,12, e um crescimento de 22% no volume comercializado. Já o mais impactado pela mudança geral no comportamento foi o hipermercado, que vendeu 15% menos em volume.

Destaques de aumento no consumo: cream cheese, molho para salada, alvejante sem cloro, batata congelada e linguiças.

Destaques de queda no consumo: complemento alimentar, cloro, leite fermentado, pasteurizados e bebida à base de soja.

PIB gaúcho encolhe 1,3% no primeiro trimestre

Percepção sobre a economia puxa queda na confiança do consumidor em janeiro

Leia as últimas notícias de economia

*Rádio Gaúcha