Representando mais de 20% do consumo nacional de pratos prontos, a Região Sul recebeu recentemente uma linha de massas congeladas desenvolvida pela Perdigão, empresa do grupo BRF. Em entrevista ao DC por telefone, Marcelo Assaf, gerente de Congelados da BRF, explica o motivo do lançamento exclusivo para a região e apresenta o perfil do consumidor catarinense.

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Diário Catarinense – Como foi a pesquisa para a linha de massas específica para a região e quais produtos são direcionados para SC?

Marcelo Assaf – Estamos lançando primeiro em SC por ser a segunda região mais importante, ficando atrás apenas do Estado de São Paulo. Mas a intenção não é ter um portfólio para cada região. Não teremos produtos específicos para SC, trabalharemos regionalmente e depois nacionalmente. Primeiro na Região Sul pela força da área.

DC – Quais são as principais características do consumidor catarinense?

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Assaf – O consumidor catarinense é exigente e busca produtos qualificados. A região é bastante exigente em relação aos pratos prontos. A população quer algo que remeta ao produto consumido em casa. Industrializado, mas com qualidade. Algo que, se não for exatamente igual, ao menos será muito próximo ao produto caseiro. Há uma busca muito forte por este tipo de produto.

DC – Hoje, a fatia de mercado predominante no Estado ainda é a de corte de carnes ou os processados já ocupam um espaço importante?

Assaf – Os congelados têm cada vez mais importância. Obviamente que os cortes têm volumes maiores, mais vendas, maior mercado. Mas quando pensamos na BRF, os processados representam 75% das vendas. Quando digo processados, me refiro a tudo o que não é in natura, como congelados, embutidos, etc. E dentro deste segmento de processados, os congelados representam cerca de 35%. É um mercado em crescimento.

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DC – Que tendências de consumo a BRF está identificando? E em SC?

Assaf – A tendência é agregar qualidade com conveniência. O mercado antes era predominante de lasanhas, mas hoje já encontramos de tudo. E através desta maior variedade, atendemos uma maior demanda de consumidores. Sobre SC, não existem tendências específicas. O Estado está inserido no contexto global.