Passados 10 meses desde a consultoria do Sebrae-SC nas três empresas vencedoras da segunda edição do Eu Empresário, mudanças simples na gestão e no visual dos estabelecimentos contribuíram para um crescimento significativo nas vendas e nos negócios.

Continua depois da publicidade

Segundo os consultores envolvidos, o resultado mais importante foi o fato de nenhum empresário ter se limitado à lista de tarefas identificada durante a consultoria. Eles foram além.

Na Autoelétrica JG, de Santa Cecília, uma placa em frente ao estabelecimento de Gustavo Duarte informando o telefone de plantão fez com que o número de clientes saltasse 50% ao mês.

Joece Biasibetti, que administra o negócio ao lado do marido, conta que antes da placa os clientes pediam informações no posto de combustível mais próximo. Além disso, o fato de o casal morar em outro município comprometia a agilidade no atendimento fora do expediente.

Continua depois da publicidade

– Em janeiro, nos mudamos para Santa Cecília, para reduzirmos tanto as despesa com combustível quanto o tempo perdido nas viagens.

Mudanças evitaram perda de dinheiro e de produtos

Com a consultoria o dono da Esfihão, de Criciúma, Sérgio Dias, padronizou todos os produtos do cardápio, separando-os individualmente de acordo com o peso estipulado para cada recheio e massa. Assim como a placa na Autoelétrica JG, a ação simples se converteu em menos desperdício de alimentos e mais dinheiro em caixa, reduzindo os gastos entre R$ 4 mil e R$ 5 mil, segundo Deinyffer Marangoni Kuarti, assistente administrativo da Esfihão.

Na Trava Forte, em Nova Trento, o dinheiro que entra no caixa também chega pelo meio virtual. Com o objetivo de potencializar a loja na internet, o empresário Robson Boso decidiu, após os encontros com o consultor, mudar o layout do site e, na próxima semana, irá ao ar uma nova plataforma para facilitar o cadastro de clientes e a compras dos usuários.

Continua depois da publicidade

– O site, agora, representa entre 25% e 35% das vendas – comemora o empresário.

O que mudou e o que virá

Sérgio Dias

Cidade: Criciúma

Empresa: Esfihão

Consultor: Rafael Andrade

O que mudou

– Incluiu o benefício de plano de saúde parcial para os funcionários como medida para melhorar uma das dificuldades da empresa (e também de todo o setor), de reter atendentes por mais tempo.

– Adquiriu uma câmara fria para armazenar os produtos.

– Conseguiu economizar com impostos e gastos operacionais e, com esse valor, investir em benefícios aos funcionários, troca de mesas e cadeiras de plástico por outras de madeira, além de mudanças na estrutura do estabelecimento.

– Contratou um assistente administrativo, que é o braço direito de Sérgio Dias.

O passo seguinte

– O empresário tem uma base para pensar em crescer, porque a marca da empresa está desenvolvida e há potencial para se tornar uma franquia. Para isso, será exigido mais conhecimento estratégico a longo prazo e posicionar a empresa no mercado.

Continua depois da publicidade

Robson Boso

Cidade: Nova Trento

Empresa: Trava Forte

Consultor: Fabiano Debrassi

O que mudou

– A loja possui mais produtos diferenciados, que atraem um número maior de clientes.

– O nome mudou de Casa das Ferraduras e Ferragens para Trava Forte.

– As vendas online foram ampliadas, com investimento em layout e em uma plataforma para transmitir mais confiança e atrativos aos clientes.

– A postura de Robson Boso mudou ao perceber a importância do seu papel para a empresa crescer no mercado.

– O empresário contratou uma consultoria financeira para aprofundar o controle sobre o negócio.

Continua depois da publicidade

O passo seguinte

– Dar continuidade à consultoria financeira, prevista para durar até outubro, com o objetivo de avaliar o ritmo dos negócios e a possibilidade de investir na empresa ou abrir uma nova no mesmo segmento.

Gustavo Duarte

Cidade: Santa Cecília

Empresa: Autoelétrica JG

Consultor: Daniel Keller Alves

O que mudou

– Adotou o sistema de ordem de serviço, pois não sabia quanto tempo demorava para atender um cliente e quanto cobrar pelos consertos, já que não possuía uma tabela de preços.

– Instalou uma placa em frente à empresa com o telefone de plantão de atendimento, o que atraiu cerca de 50% clientes a mais por mês.

Continua depois da publicidade

– O casal se mudou para o município onde possui a empresa, resultando em menos gastos com combustível e tempo perdido no trânsito.

– O empresário era um excelente técnico eletricista, mas não entendia de administração. A partir da consultoria, dedicou-se às questões administrativas e financeiras do negócio.

O passo seguinte

– Um novo ambiente de trabalho está entre os planos do casal. A intenção é mudar-se para um local maior, com possibilidade de dividir as área de consertos e de vendas de peças para carros e caminhões.

Continua depois da publicidade