Criada em 2017, a empresa blumenauense Fellows Farm Studio, pioneira em paisagismo produtivo em Santa Catarina, projeta e implanta soluções de cultivo urbano, criando jardins comestíveis e hortas urbanas.
Continua depois da publicidade
– Existem movimentos de hortas urbanas no Estado, principalmente comunitárias, ou ações de educadores ambientais, mas quando iniciamos a empresa, em outubro de 2017, não havia nenhuma empresa de paisagismo produtivo aqui na região nem no Estado – afirma Rafael Althoff, sócio-proprietário do Fellows Farm Studio.
Mesmo com um objetivo claro e inovador de mesclar a beleza dos jardins com produtividade, sustentabilidade e consciência alimentar, os jovens empresários perceberam que, embora tivessem muitas ideias, faltava estruturá-las com planejamento e estratégias que os permitissem inovar, ainda mais, dentro do segmento de paisagismo. A partir daí, por indicação, buscaram uma consultoria especializada do Sebrae/SC.
– Realizamos encontros com consultores do Sebrae, às vezes semanais, outras vezes quinzenais. Em cada encontro havia uma dinâmica sobre inovação com foco na nossa empresa e na nossa realidade. Em alguns momentos, além dos encontros, realizamos atividades, como pesquisas com nossos principais clientes para entender suas necessidades e, com esses dados, poder pensar em inovação – explica Rafael.
Para o empresário, que também é sommelier e agricultor urbano, o ponto mais importante da consultoria do Sebrae foi a criação de estratégias e mensuração de resultados.
Continua depois da publicidade
– Somos um estúdio de criação, então muitas ideias de inovação surgem naturalmente, mas nem sempre sabemos como implantá-las, pois algumas inovações envolvem investimentos e riscos. O Sebrae nos ajudou a criar estratégias mais sólidas, consistentes, sem que nos perdêssemos no caminho e sem prejudicar o crescimento ou até colocar em risco a existência da empresa.
Entre os principais resultados obtidos com a consultoria do Sebrae, a jovem empresa passou a otimizar recursos, como o tempo. Os dois sócios perceberam que a divisão de tarefas era fundamental para melhorar a qualidade das entregas e investiram em estratégias de recursos humanos que refletiram no aumento das vendas.
– A consultoria do Sebrae nos ajudou a entender e dividir melhor o nosso tempo, gerando, automaticamente, mais visitas, mais captações e mais conversões de venda. Desde o ano passado, aumentamos em 50% o faturamento seguindo essas estratégias – relata o sócio do Fellows Farm Studio.
Após a consultoria, os empreendedores foram desafiados a criar outros produtos e ampliar a oferta de serviços, como o jardim sensorial (com temperos, ervas e frutas), que, além da visão, deve despertar outros sentidos – paladar, tato e olfato. Os módulos para implantação de jardins verticais, especialmente desenvolvidos pelo estúdio, também passarão a ser comercializados ainda em 2020.
Continua depois da publicidade
– Outra grande ajuda do Sebrae foi na criação de estratégias de inovação. Além de serviços de criação e planejamento paisagístico, abrimos o leque para produtos paisagísticos que vão ajudar as pessoas a cultivarem alimento/plantas no meio urbano. Apesar da pandemia, as estratégias da consultoria nos ajudaram a tirar nossas ideias do papel com qualidade e segurança. Nosso primeiro grande produto ficou pronto em outubro, depois de meses de planejamento, e as vendas começarão em novembro. Com isso, nossa expectativa e previsão é dobrar o faturamento atual – explica Rafael Althoff.
Especialistas em gestão ajudam pequenos empresários catarinenses na otimização de recursos e na tomada de decisões
Voltadas para o desenvolvimento das pequenas empresas, as consultorias especializadas do Sebrae têm como principal papel atuar junto aos empresários e gestores, auxiliando no aprimoramento da visão sistêmica dos negócios e na criação de estratégias (após pesquisa e análise de dados) para melhorar os resultados. Para isso, oferecem atendimento profissional e consultorias especializadas na sede da contratante.
Durante a realização da consultoria, são realizadas visitas presenciais periódicas. O consultor responsável pelo acompanhamento colhe dados e gera relatórios com informações validadas pelos empresários. Os dados permitem criar ferramentas de gestão específicas para desenvolvimento da empresa no curto, médio e longo prazo, tendo como base os objetivos previamente definidos.
Para a criação dos relatórios e dos planos de ação, as consultorias atuam nas áreas de estratégia; finanças; planos de negócios; pessoas e marketing e vendas, intervindo – entre outras ações – para:
Continua depois da publicidade
• Auxiliar na construção do planejamento estratégico, criando meios para melhorar os resultados;
• Otimizar o uso de recursos, equilibrando os gastos e investimentos futuros;
• Ajudar no planejamento e na análise de finanças, para que as empresas tenham mais saúde financeira em menor tempo;
• Realizar pesquisa de mercado para que a empresa possa desenvolver planos de negócio para resultados em curto, médio e longo prazo;
• Implantar uma política de gestão de talentos, desenvolvendo e valorizando os recursos humanos;
• Identificar os desafios do setor para propor melhores estratégias de vendas, aumentando, assim, os lucros.
Microempresas de pequeno porte da indústria, comércio, serviço ou agronegócio e empresas participantes de projetos do Sebrae/SC (já constituídas ou futuras) podem solicitar o acompanhamento dos consultores especializados.
Continua depois da publicidade