O consultor financeiro Gustavo Cerbasi participou nesta quarta-feira de um chat com os leitores do diario.com.br e deu dicas aos internautas sobre como enriquecer em casal, fazer investimentos e planejamento financeiro.
Continua depois da publicidade
Cerbasi, autor dos livros Investimentos Inteligentes e Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, explicou que para um homem e mulher terem sucesso nas finanças é preciso que haja conversa, “jogo aberto”.
– Um casal precisa falar mais sobre seus sonhos e dar as mãos para conquistá-los. Duas cabeças pensam melhor que uma, e dois patrimônios somados encontram investimentos mais eficientes do que encontrariam isoladamente – afirmou.
Em outro momento, Cerbasi orientou os internautas sobre qual seria o melhor investimento. Para ele, cada pessoa deve experimentar modalidades para descobrir com qual se identifica mais. O consultor também indicou opções para quem quer dar os primeiros passos.
– Para ações, é legal começar com fundos, pois é mais simples. Para imóveis, fundos imobiliários e pequenos terrenos são um bom caminho – disse.
Continua depois da publicidade
Confira a íntegra do chat:
11:00:27 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Bom dia a todos! É um grande prazer participar do chat com os leitores e internautas do DC!
11:09:09 – Keynes fala para todos: ola
11:09:09 – alemão fala para todos: com o
11:09:09 – Lebre fala para todos: Bom dia
11:09:09 – Lebre fala para todos: é possivel fazer uma pergunta ao Gustavo?
11:09:09 – KeynesFn fala para todos: Quero começar a investir. O que voce recomenda?
11:09:09 – KeynesFn fala para todos: alguns dizem que para iniciar algo investimentos relacionado a bolsa de valores é interessante começar com fundos em bancos, até que valor isso é viagel
11:09:09 – Viviany fala para todos: teste
11:09:34 – Michelly fala para KeynesFn: ola
11:09:34 – Linda fala para Gustavo Cerbasi: bom dia Gustavo, qual o segredo para o casal enriquecer junto?
11:09:34 – Engº Marinho fala para todos: Nunca faço dividas ou parcelamentos! porém, atualmente comprei um apto no valor de 175 mil, sendo uqe vou financiar 75mil…
Continua depois da publicidade
11:09:34 – Leonardo Vilela fala para Gustavo Cerbasi: Bom dia gustavo
11:09:34 – Engº Marinho fala para todos: pela caixa economica com taxa efetiva de 11,8% como tenho dinheiro aplicado em fix com rentabilidade em torno de 0,8% achei interessante não pagar a vista neste momento para não me descapitalizar totalmente, fiz o certo, o que vc sugere nestas situações?
11:09:39 – Bianca fala para todos: Bom dia Gustavo!
11:10:46 – Engº Marinho fala para todos: TEnho aplicações em fundo de ações, Vale do Rio doce…60 mil…que hoje estão em torno de 39…como sou novo (1 ano) neste tipo de invetimento, fiquei um tanto assustado e gostaria de saber se a previsão em sua opinião e de recuperaçãoo no decorrer deste ano?
11:11:15 – Viviany fala para todos: Bom dia
11:11:31 – Aline fala para todos: bom dia gustavo!
11:12:10 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Keynes, para começar a investir não existe uma recomendação sobre ” onde investir”, mas sim sobre “como investir”. Você precisa experimentar algumas modalidades de investimento e ver com qual se identifica mais. Para ações, é legal começar com fundos, pois é mais simples. Para imóveis, fundos imobiliários e pequenos terrenos também são um bom caminho.
11:12:42 – Leonardo Vilela fala para Gustavo Cerbasi: Estou querendo sair do uso de conta corrente e passar para o uso de somente da poupança, uma forma de evitar gastos desnecessários, vc concorda com essa mudança ?
Continua depois da publicidade
11:12:45 – Bruna fala para todos: Bom dia Gustavo!
11:12:48 – Carolina A.V fala para todos: Bom Dia
11:13:53 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Linda, para enriquecer junto, um casal precisa ter um jogo aberto, falar mais sobre seus sonhos (normalmente, falamos apenas sobre problemas) e dar as mãos para conquistá-los, tanto sonhos do casal quanto os sonhos individuais (que não devem ser ignorados). Duas cabeças pensam melhor que uma, e dois patrimônios somados encontram investimentos mais eficientes do que encontrariam isoladamente.
11:14:23 – Linda fala para Gustavo Cerbasi: está comprovado que quem gasta mais é a mulher?
11:15:40 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Marinho, financiar não é errado. Errado é assumir prazos muito maiores do que o razoável. Se você financia um carro em dois ou três anos, provavelmente faz um bom negócio. Um imóvel em 10 anos, idem. Porém, se você comparar a prestação que pagaria por um financiamento de 15 anos com a que pode pagar em 10 anos, perceberá que á mau negócio assumir 5 anos a mais de parcelas por tão pouca diferença.
11:16:17 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Marinho, você agiu certo ao preservar sua carteira de investimentos, principalmente se sua situação de renda (emprego) é estável.
11:17:12 – Bruna fala para todos: Tenho 20 anos e pretendo começar a investir. Qual tipo de investimento você recomenda para quem não possui conhecimento ainda na área?
Continua depois da publicidade
11:18:07 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Leonardo, a conta poupança é limitada. Você não tem nela todas as funcionalidades de uma conta corrente normal. Sim, use a poupança para acumular, principalmente no começo de seu plano, mas comece a negociar com seu banco isenções e descontos de tarifas para conta corrente a partir do momento que sua poupança começar a ganhar volume. COm R$ 15 mil a R$ 20 mil poupados você já será um cliente diferenciado para o banco.
11:19:25 – Engº Marinho fala para Gustavo Cerbasi: Tenho verdadeira paixão pela área financeira, gosto muito dos seus livros, leio também o mauro e jurandir sell macedo…gostaria de saber se vc teria alguma indicação de especialização na área de finanças pessoais em santa catarina ou mesmo em outros locais…e se vc é orientador em algum projeto? tenho interesse em me especializar tecnicamente….fazer algum trabalho de consultoria na área financeira pessoal…mas tenho dúvidas dos procedimento que devo fazer!!!
11:21:29 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Linda, não existe relação direta entre o sexo e o comportamneto de consumo. O que existe na família brasileira é uma tradição de delegar à mulher os pequenos consumos diários, como farmácia, mercado, feira, papelaria e outros itens de pequeno valor. Ao homem costuma caber os grandes pagamentos, mesmo que a mulher participe (e ele não) das garndes decisões. A cada situação de consumo, nos expomos ao erro. Como a mulher se expõe mais, SIM, a maior parte dos deslizes financeiros cabe à mulher. Porém, em famílias em que a mulher assume o papel de gerente financeiro do lar, os problemas de caixa praticamente desaparecem.
11:21:42 – Bruna fala para todos: Você acha que fundo de investimento em ações vale a pena para quem está começando a investir?
Continua depois da publicidade
11:23:46 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Bruna, com 20 anos você tem dois caminhos: 1) se deseja aprender sobre investimentos, comece investimento todos os meses no fundo de ações mais popular de seu banco (o de maior patrimônio ou que permite investir menos para começar); 2) se você apenas se prreocupa com o futuro mas acha a linguagem financeira entdiante, opte tranquilamente por um Plano de Previdência Privada, mas escolha um plano arrojado, do que investem 49% em ações. Você é jovem e não se arrependerá disso.
11:25:24 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Marinho, a melhor pessoa para lhe indicar cursos e oportunidades em SC é mesmo meu amigo Jrandir Sell Macedo, professor da UFSC. Em São Paulo há um curso fantástico, o MBA Advisor em Finanças Pessoais, oferecido pela Fipecafi, que começa agora em agosto. Um curso caro, mas que o coloca na carreira.
11:26:11 – Emília fala para todos: Oi, Cerbasi, bom dia. Quais as melhores opções de investimento para um jovem casal, que está começando a vida e ainda não tem filhos?
11:27:06 – SgtCasper fala para todos: Bom dia.
11:28:20 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Bruna, um fundo de investimento em ações deve ser entendido como uma prestação de serviço. Se você tivesse tempo para se dedicar e bom conhecimento, ganharia mais investindo diretamente em ações, através de um homebroker. Porém, a maioria das pessoas não tem nem tempo nem conhecimento, e por isso a taxa de administração cobrada pela gestão de um fundo passa a ser um ótimo negócio. Eu diria até que, para a maioria das pessoas, o custo adicional cobrado por um Plano de Previdência Privada também é um ótimo negócio. Apesar do produto ser menos eficiente, ele confere maior segurança e previsibilidade, pois nos induz a realmente pensar como investidores de longo prazo.
Continua depois da publicidade
11:30:58 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Emília, a recomendação de investimento depende muito de seus planos de vida. Quanto menos esses planos dependerem de datas específicas, mais arrojados voc~es podem ser, concentrando investimentos em renda variável. Entenda por renda variável tanto imóveis quanto ações. Mas pense mesmo no longo prazo, pois a atual crise na bolsa não tem hora certa para receber um ponto final. Por outro lado, se os jurios começarem a subir, o preço dos imóveis cairá (esse efeito é de curto e médio prazo – no longo prazo, os imóveis se valorizarão no Brasil).
11:32:18 – Carolina A.V fala para todos: Qual o limite entre conversas familiares e financeiras? Para que tenha efeito crescente e positivo no relacionamento as sugestões do Livro?
11:32:27 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Caros, entendam que o atual momento é uma crise, mas também que é nas crises que se encontram as oportunidades. Agora é o momento de pensar em investimentos em ações, de frequentar leilões de bens, de pensar na compra da casa própria. Quando o mercado estiver em festa, é hora de colocar uma barra de gelo sobre a cabeça, pois toda festa tem hora para acabar.
11:33:59 – Gustavo Schneider fala para Gustavo Cerbasi: Xara, estou terminando de ler o seu último livro, sobre investimentos e gostaria de parabeniza-lo.
Continua depois da publicidade
11:35:50 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Carolina, eu acho errado, num casal, o sigilo entre quanto cada um ganha. também acho errado cada um fazer sua própria poupança e planejamento. O casal deveria ter um jogo aberto, de confiança, com exceções abertas apenas para pequenas poupanças de consumo (o futuro presente ou uma viagem surpresa). O comportamento moderno de cada um cuidar de seu nariz resulta no afastamento do casal, pois, com o tempo, os padrões de consumo e segurança começam a tomar formas diferentes. A família é uma só, com uma só fonte de renda (a soma da renda dos dois), e com a segurança de que um pode assumir o papel de provedor caso o outro perca o emprego ou tenha que se afastar do trabalho.
11:35:58 – SgtCasper fala para todos: O que você acha dos livros do Robert Kiyosaki?
11:37:17 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Obrigado, Schneider. O Investimentos Inteligentes foi a obra que me consumiu mais tempo e saúde, pois demorou anos para ser ” esculpida”. Sei que o livro é um manual para futuras consultas, mas faça-o girar entre as pessoas que você quer bem.
11:40:46 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Casper, gosto do primeiro livro do Kiyosaki (Pai Rico, Pai Pobre), e acho os demais muito repetitivos. Eu disse aos editores da campus que foi uma pena a obra não ter sido adaptada à realidade brasileira (principalmente a parte que ensina a enriquecer), pois aquilo só funcionava nos EUA e fez muitos brasileiros não colocarem em prática os importantes ensinamentos da primeira parte do livro. Aliás, voc~e reparou que o Kiyosaki é um dos responsáveis pela crise do subprime? Meu primeiro livro, Dinheiro: os segredos de quem tem, so foi escrito porque eu não vi condições de adotar o Pai Rico, Pai Pobre como material didático em meus cursos de Finanças Pessoais.
11:46:12 – Gustavo Cerbasi fala para todos: É gratificante perceber como os internautas de SC têm um grau de maturidade maior em suas perguntas do que no restante do Brasil, em que a maioria das pessoas ainda se prende ao “como sair do vermelho”. Isso é uma conquista da sociedade catarinense, da imprensa e de pessoas bem intencionadas como o Prof. Macedo, da UFSC. Mas eu sugiro que vocês usem esse diferencial para multiplicar bem-estar. Falem mais sobre riqueza, investimentos, soluções de dívidas. Isso enriquecerá SC e se irradiará pelo Brasil. Nosso país está passando por interessantes transformações, e a consciência financeira da população será o único caminho para diminuir as desiguladades. Torço por essa mobilização, e tento fazer minha parte. espero que vocês façam a sua também.
Continua depois da publicidade
11:49:33 – Noivo!? fala para Gustavo Cerbasi: Olá Gustavo, vejo de forma interessante essa administração compartilhada das finanças pelo casal. Mas..e quando há certa disparidade no rendimento dos dois? Ela ganha 12 mil e ele 2 mil…
11:49:37 – Ana fala para todos: Olá Gustavo. Finanças entre casais é um assunto delicado na minha casa. Tem alguma fórmula pra evitar este conflitos?
11:50:29 – Engº Marinho fala para Gustavo Cerbasi: Nunca faço dividas ou parcelamentos! porém, atualmente comprei um apto no valor de 175 mil, sendo uqe vou financiar 75mil…pela caixa economica com taxa efetiva de 11,8% como tenho dinheiro aplicado em fix com rentabilidade em torno de 0,8% achei interessante não pagar a vista neste momento para não me descapitalizar totalmente, fiz o certo, o que vc sugere nestas situações?
11:51:20 – Engº Marinho fala para Gustavo Cerbasi: TEnho aplicações em fundo de ações, Vale do Rio doce…60 mil…que hoje estão em torno de 39…como sou novo (1 ano) neste tipo de invetimento, fiquei um tanto assustado e gostaria de saber se a previsão em sua opinião e de recuperaçãoo no decorrer deste ano?
Continua depois da publicidade
11:51:29 – Engº Marinho fala para Viviany: bom dia
11:52:06 – SgtCasper fala para todos: Tchau a todos 🙂
11:52:08 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Noivo, a união de contas é mais importante ainda quando há a disparidade. Se um ganha R$ 12 mil e o outro R$ 2 mil, a renda da família é de R$ 14 mil, e é sobre esse valor que o casal deve fazer escolhas de consumo. Sugiro que, para uma renda de R$ 14 mil, o casal poupe R$ 2 mil, separe outros R$ 2 mil para ser dividido meio a meio, para gastos pessoais, individuais e surpresas mútuas, e assuma um padrão de vida de R$ 10 mil.
11:52:25 – Leonardo Vilela fala para Gustavo Cerbasi: Gustavo, vou utilizar o Home Broker do Banco Real para compra de ações, vc recomenda este método ? tenho algum conhecimento em operações de bolsa
11:53:25 – Daniela- fala para Gustavo Cerbasi: Bom dia Gustavo.
11:54:18 – Daniela- fala para Gustavo Cerbasi: Tenho um relacionamento de pouco tempo, temos um terreno e um carro e uma moto, ainda com financiamento. Quero sair da casa dos meus pais. O que vc sugere pegar um emprestimo e começar a construir no terreno ou comprar um apto?
11:54:46 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Ana, evite apontar culpados. O mérito de meu livro Casais Inteligentes é que o culpado passa a ser o consultor, e não um dos membros do casal. Conversem sobre a sugestão do consultor, e não sobre a opinião de um sobre os erros do outro. Além disso, parem de falar de problemas. Se alguém gastou e vocês entraram no vermelho, é porque o jogo não estava combinado corretamente. Comecem a sonhar juntos e a conversar sobre os desafios que terão que enfrentar para realizar sonhos. Façam do planejamento financeiro uma gincana de prêmios, e ele funcionará bem melhor.
Continua depois da publicidade
11:55:30 – Viviany fala para todos: é interessante ter duas poupanças?? uma que a principio vc utiliza visando longo prazo (sem mexer).. e outra a curto prazo (podendo movimentá-la, porém só existe para não deixar o dinheiro na c/c sem render nada. ) O que vc acha?
11:56:11 – Gustavo Schneider fala para Gustavo Cerbasi: Possuo uma poupanca num valor abaixo de 10000, efetuando depósitos de 300,00. Melhor passar para o planos de previdência privado ou continuar na poupanca pois nao pago impostos?
11:56:31 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Marinho, você ainda não perdeu dinheiro. perderá, se vender suas ações por um preço bem menor do que pagou. Minha sugestão é que você compre mais. Quanto a saber quando o mercado se recuperará, isso é pura futurologia. Eu espero que se recupere em cinco semanas. Mas, se a recuperação demorar cinco anos, meu planejamento tem que suportar isso.
11:58:03 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Leonardo, o homebroker é bom para quem pode se dedicar bastante aos investimentos. Para muitas pessoas, o investiemnto em fundos é melhor. Para a maioria, em Previdência Privada é melhor ainda. A ineficiência das taxas cobradas por esses produtos costuma ser compensada pela qualidade das escolhas.
Continua depois da publicidade
11:59:23 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Daniela, um empréstimo para construir o imóvel é um negócio melhor do que o financiamento de um imóvel pronto. O que vocês gastarem em juros será recuperado com a economia feita no valor do imóvel.
12:00:32 – Engº Marinho fala para Gustavo Cerbasi: Então neste caso de financiar 75 mil, é interessante em 10 anos ao invés de 15? complementando a pergunta, se pretendo quitar esta divida nos próximos 5 anos, com os investimentos em ações, e terreno, seria um solução inteligente financiar para um prazo longo 15 anos ou mais para pagar inicialmente parcelas menores?
12:02:15 – keynes fala para todos: Gustavo, das atitudes financeiras que voce ja tomou até hoje. Qual a sua melhor e pior decisao? Nos passe como um exemplo de vida.
12:02:33 – Leonardo Vilela fala para Gustavo Cerbasi: Gustavo, desde que li o livro Casais Inteligentes e o Dinheiro, os segredos de quem tem, muita coisa muito na minha forma de lidar com o dinheiro. Uma grande mudança foi sempre pedir desconto nos pagamentos a vista, hábito que eu não tinha, e fiquei impressionado com a grande acúmulo de receita em meu orçamento.
Continua depois da publicidade
12:02:37 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Viviany, se você se refere a duas Cadernetas de Poupança, não é bom negócio. Uma Caderneta de Poupança só é interessante para formar aquela recomendável reserva de emrgências, para cobrir pequenos desequilíbrios do mês. Para planos de longo prazo, prefira fundos multimercado ou balanceados, ou então planos de previdência privada. E cadastre-se sim para manter os recursos parados em aplicação automática. Isso não é poupança, mas sim uso inteligente do saldo parado.
12:03:51 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Marinho, não recomendo desfazer uma carteira de investimentos para saldar financiamentos. O que recomendo é aumentar o sacrifício (menos consumo) para acabar antes com suas prestações.
12:04:14 – Viviany fala para todos: seria interessante ter 2 poupanças? 1 visando longo prazo (sem mexer). e outra a curto prazo a ser utilizada para render o mínimo que seja… ao invés de deixar $ na c/c?
12:04:24 – Aline fala para todos: gustavo, bom dia…somos um jovem casal sem filhos mas com a vida profissional ainda instavel, temos uma poupança de 75 mil….estavamos pensando em dar entrada em um apartamento e financiar o resto. Depois de ler o seu livro começei a considerar invertir esse dinheiro e alugar um apartamento, já que não temos uma renda estável para assumir um compromisso grande como um financeamento..o que você sugere?
Continua depois da publicidade
12:04:27 – Fabiana fala para Gustavo Cerbasi: Oi Gustavo!
12:04:32 – Fabiana fala para Gustavo Cerbasi: Tenho uma dúvia prática a respeito do financiamento do carro do meu marido e gostaria de saber a sua opinião.
12:04:36 – Fabiana fala para Gustavo Cerbasi: O meu marido está financiando um carro. Já pagou R$15.000 de entrada, mais 42xR$1.170,00. Faltam 21 parcelas para pagar e hj o carro está valendo apenas R$48.000. Vale a pena continuar pagando o financiamento?
12:06:42 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Keynes, minha melhor decisão foi me casar. Foi ali que aprendi o sentido de fazer um sacrifício para conquistar um sonho. Falar da pior decisão é difícil, pois de todas elas tirei alguma lição e, na pior das hipótese, transformei-as em orientações para meus leitores. Hoje ganho muito dinheiro com livros. Mas, para não fugir à sua resposta, meu pior investimento foi na minha primeira VENDA de ações. Comprei por R$ 6 mil ações que vendio por R$ 3 mil. Se esperasse mais um mês, teria vendido por R$ 12 mil.
12:08:27 – keynes fala para todos: Gustavo, das experiências que ja teve nessa estrada de investimentos. Qual sua melhor e pior decisão? Nos passe como um exemplo de vida.
Continua depois da publicidade
12:09:33 – Gustavo Cerbasi fala para todos: Caros, infelizmente nosso tempo acabou e preciso me despedir. Mas agradeço as perguntas e ofereço o canal de dúvidas do site www.maisdinheiro.com.br para que vocês possam esclarecer o que não deu tempo para tratar aqui. Cliquem em “fale conosco” e depois em “Dúvidas”. Obrigado a todos, uma ótima semana e bons investimentos!!
* A grafia original do chat foi mantida