O Diário catarinense aborda, no espaço de Economia Estela Entrevista, como investir bem o 13º salário, numa conversa com o professor de Finanças Pessoais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Jurandir Sell Macedo, também consultor do Banco Itaú.
Continua depois da publicidade
Segundo o professor, as pessoas devem focar quatro prioridades para o 13º. Se estão inadimplentes, o primeiro presente que devem se dar é pagar esses débitos e entrar com paz de espírito no ano novo.
A segunda prioridade deve ser a constituição de uma reserva para imprevistos. Se os trabalhadores têm emprego formal, devem fazer uma aplicação em renda fixa ou na caderneta de poupança no valor de até três vezes suas despesas mensais. Caso sejam free lancer ou autônomos, as reserva devem ser de seis vezes as despesas.
O terceiro conselho de Macedo é fazer uma reserva para aposentadoria, que pode ser deduzida do Imposto de Renda a pagar no próximo ano. E, em quarto lugar, ele recomenda consumir uma parte da renda extra com presentes, sem excessos, priorizando a presença no encontro familiar.
Assista a entrevista:
Continua depois da publicidade
se não conseguir visualizar, clique aqui.
Esta é a terceira entrevista quinzenal do espaço de entrevistas. As primeiras foram com o presidente do Sistema Fiesc, Glauco José Côrte, e com o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Guilherme Bernard.