Blumenau irá retomar as consultas médicas eletivas em postinhos e ambulatórios da cidade. O atendimento presencial teve de ser suspenso nos últimos três meses por conta da alta demanda de casos de dengue, Covid e de pessoas com sintomas gastrointestinais. A partir de segunda-feira (17), as equipes das unidades de saúde entrarão em contato com os pacientes que tinham agendamentos marcados para verificar se eles ainda necessitam do serviço. Já para os demais moradores, as agendas serão liberadas em 1º de julho.
Continua depois da publicidade
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
Ao menos 10,5 mil pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde tiveram as consultas canceladas entre 12 de março e 2 de maio, conforme informado à época pela Secretaria de Promoção da Saúde. Para minimizar o impacto da decisão, a prefeitura orientou que os pacientes procurassem o “Alô, Saúde”, no 0800-686-6000 ou App Pronto, tendo em vista que as consultas eletivas são consideradas aquelas com menos urgência, como as de rotina e doenças crônicas. Assim, receitas médicas, por exemplo, poderiam ser enviadas virtualmente por meio do serviço.
Dengue matou quase três vezes mais que a Covid-19 em Blumenau este ano
A secretaria ainda ressalta que, de março a maio, houve cerca de 5 mil consultas registradas no Alô Saúde. Nas próximas semanas, as equipes irão priorizar os atendimentos daqueles que tiveram os procedimentos cancelados e que não conseguiram usar o serviço de telemedicina 24 horas durante o período.
Continua depois da publicidade
Depois disso, a partir de 1º de julho, será liberada a marcação de novas consultas eletivas para os demais moradores, seja via telefone, e-mail, WhatsApp ou App Pronto 2.0. A prefeitura também ressalta que irá atender, inicialmente, situações mais graves e pede a compreensão da população caso os agendamentos demorarem mais do que o normal nos próximos dias.
*Sob supervisão de Jean Laurindo
Leia também
Febre do Oropouche avança no Vale do Itajaí e casos são confirmados em sete cidades
Novo surto de sarna atinge mais uma creche e suspende aulas em Balneário Camboriú