A experiência de planejar viagens mudou. Nada de guias, agências de viagem ou indicação de amigos na hora de escolher o hotel certo. Para os mais conectados, desde uma escapada ao Litoral até um roteiro pela Europa passa por longas consultas aos sites de avaliações de usuários. Apesar da praticidade, é preciso saber quando usar e como interpretar os comentários.
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O principal problema enfrentado por serviços como TripAdvisor, Booking e Decolar é o da credibilidade. Como o conteúdo é aberto e qualquer um pode comentar nas páginas de hotéis e restaurantes, a possibilidade de que os resultados sejam manipulados deve ser sempre levada em consideração. Para Márcio Santos, gerente do Decolar, é preciso estar atento.
– Nós gostamos muito da ferramenta, mas o ideal é procurar páginas com muitas avaliações, o que não dá margem para manipulação. Se um hotel tem cinco comentários, por exemplo, a possibilidade de que tenha sido manipulado é grande – admite Santos.
Solange Minassian, gerente-geral do Sheraton Porto Alegre Hotel, que já hospedou astros como Madonna, Paul McCartney e Justin Bieber, acredita na seriedade dos sites e reitera a importância de estar atento ao que está sendo dito nestas redes.
– Qualquer comentário no TripAdvisor é respondido em no máximo 24 horas. Também sabemos que se eles descobrem que houve manipulação em algum comentário, emitem um aviso público alertando os clientes – relata Solange, explicando que, se o prazo não é cumprido, a rede Starwood multa o hotel em US$ 160.
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Os cuidados a serem tomados são muitos, mas as ferramentas têm bastante a agregar aos usuários. Prova disso é um estudo apresentado pela ComScore, empresa especializada em análise de audiência na internet.
Segundo o relatório, mais de 16 milhões de brasileiros por mês acessaram sites de viagem em 2012, o que representa crescimento de 18% no segmento em relação a 2011.
Edmar Bull, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), conta que até mesmo quem ainda contrata agências de viagem consulta antes alguns serviços disponíveis na internet.
– Às vezes, o cliente chega na agência com tudo escolhido, baseado nestes sites. Ele vem até nós para confirmar se aqueles hotéis são mesmo confiáveis – conta Bull.
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Miguel não abandona seus guias
A grande pasta de plástico preto etiquetada com a palavra TURISMO, em letras maiúsculas, é onde Miguel dalla Coletta busca referências antes de viajar. Fruto de anos de aventuras pelo mundo e de uma média de duas viagens por ano, reúne de folhetos com informações turísticas de uma cidade específica até guias completos de estradas do Brasil inteiro. Nada de internet, nada de avaliação de usuários. O que é importa para o arquiteto de 38 anos são as opiniões de amigos e o material reunido por ele mesmo:
– Jamais confiaria nesses sites. Pode ser um maluco qualquer comentando ali. Não tem como confiar.
Miguel, inclusive, já tem uma rede de amigos que costumam viajar bastante e trocar dicas entre si.
– Se vou para algum lugar, normalmente conheço alguém que já foi e procuro essa pessoa. Nada melhor do para ouvir as melhores dicas – diz.
Airton não se aventura sem a web
Viajante profissional que percorreu boa parte dos cinco continentes, Airton Ortiz não deixa de consultar a internet antes de planejar suas aventuras. Aos 58 anos, tem a internet como maior aliada para não cair em furadas.
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– Eu uso direto esses sites, meus preferidos são o LonelyPlanet e o HostelBookers – relata.
Como costuma se hospedar em albergues e viajar de mochila, Airton busca a opinião de pessoas que viajam da mesma forma que ele. Nesses sites, encontrou a possibilidade de conhecer a opinião de mochileiros do mundo inteiro. Apesar de saber que comentários podem ser manipulados, o viajante confia nas ferramentas e se baseia em hostels que foram avaliados por muitos usuários.
– Eles te apresentam uma relação dos melhores de cada lugar de acordo com os usuários. Essa lista costuma me ajudar bastante – relata Airton.
Preste atenção
Se você for viajar, sites com avaliações de usuários podem ser bons aliados na hora de escolher hotéis e restaurantes. Para não entrar em fria, é preciso tomar alguns cuidados. O básico: quanto mais, melhor. Um hotel com apenas 20 avaliações, por exemplo, pode ter pareceres manipulados. Quanto mais notas forem dadas, mais difícil é alterar o resultado. Procure ouvir também amigos e conhecidos que conheçam o local. É sempre bom consultar publicações de confiança ou agências de viagem que possam esclarecer se um hotel é confiável ou não. Se tiver dúvida quanto a uma avaliação, tente entrar em contato com o autor.
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Olhares diferentes sobre os melhores
O mundo inteiro quer se hospedar nesses hotéis e comer nesses restaurantes. São estabelecimentos que transcendem o luxo e já são quase patrimônio do planeta. ZH buscou no site TripAdvisor.com o que os clientes dizem sobre os cinco melhores restaurantes do mundo classificados no site (de acordo com a revista inglesa Restaurant) e cinco hotéis que se tornaram referência mundial. Será que, se dependesse dos sites de avaliação, você iria a esses lugares?
Restaurantes
1. Noma, Dinamarca
410 avaliações
87% recomendam
305 Excelente
18 Horrível
Quem adorou: ”A comida é ótima, a vista é linda, o serviço é impecável!”
Quem odiou: “Odiamos cada parte. Antes mesmo de comer, já sabíamos que ia ser ruim.”
2. El Cellar de Can Roca, Espanha
323 avaliações
93% recomendam
273 Excelente
5 Horrível
Quem adorou: “Se não é o melhor do mundo, está muito perto disso. Perfeito.”
Quem odiou: “Por 20 euros eu como comida melhor.”
3. D.O.M., Brasil
199 avaliações
74% recomendam
106 Excelente
10 Horrível
Quem adorou: “A melhor experiência gastronômica do Brasil e do mundo.”
Quem odiou: “Não pudemos nem pedir para trocar pato por frango.”
4. Osteria Francescana, Itália
284 avaliações
78% recomendam
175 Excelente
17 Horrível
Quem adorou: “Este é um dos melhores restaurantes em que se pode estar.”
Quem odiou: “A noite foi arruinada pelo serviço ruim.”
5. Per Se, Estados Unidos
417 avaliações
83% recomendam
297 Excelente
10 Horrível
Quem adorou: “Dispensa grandes comentários, fala por si só. O menu degustação é fantástico.”
Quem odiou: “Vale mais a pena comprar uma passagem para a França e comer lá mesmo.”
Hotéis
Waldorf Astoria, Nova York
3.651 avaliações
1.481 Excelente
197 Horrível
Quem adorou: “Não dá vontade de sair do quarto do hotel. Ambiente e atendimento excelentes.”
Quem odiou: “Foi uma grande decepção, minha experiência foi terrível. Esse lugar precisa de uma reforma urgente.”
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Copacabana Palace, Rio de Janeiro
560 avaliações
344 Excelente
9 Horrível
Quem adorou: “O melhor dos melhores. Este hotel é de um requinte fantástico e todo o staff muito atencioso e bem- educado.”
Quem odiou: “Luxo e bom serviço são palavras que o Copacabana Palace desconhece.”
The Palace of Lost City, África do Sul
429 avaliações
295 Excelente
20 Horrível
Quem adorou: “O hotel é um palácio. Simplesmente magnífico.”
Quem odiou: “Foi a experiência mais deprimente que já tive em um hotel.”
Ritz, Paris
355 avaliações
237 Excelente
21 Horrível
Quem adorou: “Um hotel onde se gasta sem arrependimento. É caro, mas vale cada centavo.”
Quem odiou: “Estão sugando a tradição do hotel para se aproveitar dos clientes. Fique longe do Ritz.”
Burj-Al-Arab, Dubai
1.129 avaliações
871 Excelente
22 Horrível
Quem adorou: “Espetacular experiência e a suíte de dois andares com acabamentos em ouro é de primeira.”
Quem odiou: “O pior hotel em que eu já fiquei. A equipe é rude, e a propaganda é enganosa.”
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