Se uma base policial ou uma nova delegacia cobrada por determinada comunidade parecem sonhos distantes, talvez rondas mais constantes das viaturas e melhorias na iluminação minimizem a insegurança. Onde a PM tem sido menos frequente, quem sabe a Guarda Municipal possa marcar mais presença.
Continua depois da publicidade
Identificar problemas ligados à segurança em Joinville e buscar soluções de médio e longo prazo, sejam ações simples ou complexas, é o principal objetivo do calendário de consultas públicas agendadas pela Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública do município (Seprot).
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
São encontros em que comerciantes e lideranças de cada região da cidade ganham voz para compartilhar suas preocupações e sugestões para os problemas. Já foram realizadas consultas nos bairros Vila Nova, Nova Brasília, Costa e Silva, Bom Retiro/Santo Antônio e Pirabeiraba.
Continua depois da publicidade
Nesta terça, às 19h30, o calendário será retomado com a participação das comunidades do Aventureiro, Iririú e Jardim Iririú, no Centro Social Urbano do Iririú. Os encontros são pautados por quatro temáticas: trânsito; drogas; furtos e roubos; depredação e vandalismo; e violência de base.
Como segurança pública é uma atribuição do Estado e não do município, outros órgãos das esferas estadual e federal serão envolvidos nas discussões. A meta do calendário é servir de base para a elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública.
– O que pretendemos nesse momento é criar uma cultura de participação e envolvimento com todos os interessados – diz o titular da Seprot, secretário César Nedochetko.
Continua depois da publicidade
Entre as ideias apontadas nos encontros passados surgiu, por exemplo, a possibilidade de se criar grupos no WhatsApp (aplicativo de mensagens por celular) entre vizinhos para que um alerte ao outro sobre situações suspeitas na região.
O calendário será encerrado em dezembro, quando completar 15 datas de consultas. Cada região poderá indicar representantes para participar do fórum geral, com a presença de autoridades ligadas à segurança, em um encontro previsto para fevereiro de 2016.
CONSULTAS PÚBLICAS
Horários: das 19h30 às 21 horas
Nesta terça- Centro Social Urbano do Iririú – Rua Tuiuti, 1010 – Iririú
Região: Aventureiro, Iririú e Jardim Iririú
11/11 – Escola Municipal Rosa Maria Berezoski – Avenida Júpiter, 839 – Jardim Paraíso
Continua depois da publicidade
Região: Jardim Paraíso, Vila Cubatão e Jardim Sofia
17/11 – Hospital Regional Hans Dieter Schmidt – R. Xavier Arp – Iririú
Região: Boa Vista, Comasa e Espinheiros
18/11 – Casa dos Conselhos – Rua Afonso Pena, 840 – Bucarein
Região: Bucarein, Atiradores e Anita Garibaldi
19/11 – Escola Amador Aguiar – Rua Álvaro Maia, 1.021
Região: Paranaguamirim, Jarivatuba, João Costa, Adhemar Garcia e Ulysses Guimarães
24/11 – Plenarinho da Câmara de Vereadores – Av.Herman August Lepper, 1100 – Saguaçu
Região: Centro, América, Saguaçu e Glória