A escola de samba Consulado foi a grande campeã do Carnaval de Florianópolis de 2019. Em uma apuração acirrada, nesta segunda-feira (4), a agremiação terminou na frente das concorrentes por três décimos. Este é o sétimo título da escola do bairro Saco dos Limões.
Continua depois da publicidade
Este ano, a agremiação levou para a avenida o enredo "Où l´amour sera roi” – Onde o amor será rei", do carnavalesco Raphael Soares. Na avenida, a escola contou a história do Homem de Lata, do Mágico de Oz, e sua busca por um coração. O tema central foi o amor.
Veja as fotos do desfile da Consulado
O destaque da escola este ano foi a ala de passistas plus size, que representou o amor de Carnaval, onde não existe o preconceito e todos são bem-vindos, amados e respeitados como são.
— É muito gratificante ver a minha escola campeã depois de tanto tempo, é uma alegria enorme, não tenho palavras, o amor está transbordando, é o amor que ganhou o Carnaval — disse Monique Luz, coordenadora da ala, após o resultado.
Já nas primeiras notas, a torcida, que coloria a arquibancada em vermelho e branco, vibrava e cantava o samba-enredo 2019 da escola. A emoção explodiu quando saiu a última nota.
Continua depois da publicidade
— Eu quero agradecer a toda a escola, toda a diretoria que soube entender a necessidade das mudanças, nós olhamos os detalhes e conseguimos superar tudo. Eu agradeço a Deus porque quando fui colocar esse enredo, a primeira coisa que fiz foi uma oração para que Ele abençoasse do início ao final e eu tenho certeza que o que vem de Deus é perfeito — disse o presidente Marcio Pires Machado.
Este foi o sétimo título da escola no Grupo Especial. Ela tem um título no de Acesso. A agremiação existe há 43 anos. São 10 anos como bloco carnavalesco e 33 como escola de samba.
Relembre o desfile
A escola de samba Consulado entrou na avenida às 3h30min de sábado (2), com a missão de levar o amor para a passarela através da história do Homem de Lata, do Mágico de Oz. Assim que a comissão de frente despontou na avenida iniciava a saga do personagem principal, que terá de ir atrás do sentimento que fará o seu coração pulsar.
Para contar essa história, a escola do Saco dos Limões levou 1,2 mil participantes, 18 alas e dois carros alegóricos. O abre alas representou o primeiro impacto do Homem de Lata com o mundo real, o mundo das desigualdades sociais, da soberba elite e sua ostentação em contraponto a invisível população de rua, esquecida pela sociedade.
Continua depois da publicidade
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Deni Fidelis e Ana Paula representaram o Homem de Lata e seu coração vermelho. Ana vem num ano muito especial, desfilando grávida do seu segundo filho.
A bateria com 140 ritmistas fez bater mais forte o coração do público. Na metade do desfile, o Homem de Lata encontra, enfim, o amor além do arco-íris, o amor incondicional de mãe representado pela ala das baianas. Para o desfile foram convidados o pequeno João Victor Loch e Tatiana Lessa, que representaram o amor que surge com a doação. João venceu a luta contra o câncer ao receber parte do fígado de Tatiana, que perdeu 27 quilos para poder fazer o transplante.
O destaque da noite foi a ala de passistas plus size, que representou o amor de Carnaval, onde não existe o preconceito e todos são bem-vindos, amados e respeitados como são. E para fechar, a última alegoria mostrou o fim da saga do personagem, que agora tem um coração que bate acelerado de tanto amor, na maior festa popular do planeta.
Nação Guarani penalizada
A única escola que foi penalizada foi a Nação Guarani com 5,6 pontos. Três pontos foram pelo número de integrantes no total e 2,6 pelo número de componentes da bateria.
Continua depois da publicidade
O desfile das escolas campeãs ocorre no próximo sábado (9), a partir das 22h30min, na Passarela Nego Quirido. A primeira agremiação a desfilar é a União da Ilha da Magia, campeã do Grupo de Acesso, em seguida a vice-campeã do Especial, a Embaixada Copa Lord, e, para fechar, o desfile da campeã do Carnaval 2019, Consulado. O desfile terá entrada gratuita.
Veja o resultado final da apuração:
Consulado: 267,7
Embaixada Copa Lord: 267,4
Unidos da Coloninha: 267,4
Protegidos da Princesa: 266,8
Dascuia: 265,9
Nação Guarani: 257,7