Apesar da pouca idade, bebês e crianças podem influenciar na hora dos pais decidirem qual imóvel comprar. Isso porque a estrutura de lazer oferecida aos pequenos é mais um dos itens analisados nos empreendimentos. E opções não faltam. São salas de cinema e salão de festas exclusivos para eles, baby room e brinquedoteca. Até mesmo as tradicionais salas de jogos se transformaram e atualmente oferecem videogame e televisões modernas para os mais crescidos.
Continua depois da publicidade
Dion Garcia, gestor de planejamento da Gralha Imóveis, de Florianópolis, conta que em alguns prédios a brinquedoteca é separada apenas por um vidro do espaço da academia, assim é possível manter a forma e cuidar as crianças. Garcia afirma que depois do espaço gourmet e academia, os espaços infantis são os mais comuns nos empreendimentos com área de lazer mais completa.
– Isso influencia na compra, porque se a família tem crianças, quer um espaço para entretê-los e com segurança – avalia.
Foi o que aconteceu com o casal Saulo e Marilei Teixeira. Eles adquiriram um apartamento no condomínio Alameda Domo, da Koerich Imóveis, em Florianópolis, e um dos fatores que influenciou na compra foi a ampla área de lazer para os pequenos, que “aproximou ainda mais os netos”.
Continua depois da publicidade
– A gente nem se preocupa com eles, porque passam o dia todo brincando dentro do prédio – conta Marilei, que passa férias com os netos Matheus, de nove anos, e Guilherme, de apenas cinco.
Porém, na hora de projetar esses ambientes, alguns cuidados são essenciais. A arquiteta da Formacco Cezarium Débora Moreira Luz explica que no espaço infantil até o mobiliário entra na brincadeira. Ela cita como exemplo uma espécie de tapete que tem peças que servem como assento ou podem fazer parte de um jogo.
– Os ambientes são pensados para estimular a criatividade das crianças, com cores e jogos. Servem ainda para que a criança se sinta importante – afirma.
Continua depois da publicidade
Débora diz que alguns empreendimentos da construtora contam com salões de festa infantis com mesas e cadeiras menores, além de alas de brinquedos.
A Embraed Empreendimentos, de Balneário Camboriú, também investe em espaços exclusivos para crianças. Desde 2001, a construtora traz ambientes desse tipo. Conforme Tatiana Rosa Cequinel, presidente do Grupo Embraed, dependendo do tamanho do empreendimento, oferece-se parque aquático infantil, salão de festas só para crianças, brinquedoteca, banheiros infantis e fraldário.
– Atendemos famílias e precisamos gerar atrativos às mais diversas faixas etárias e ambientes diferenciados que, muitas vezes, podem ser decisivos na hora da escolha do empreendimento – avalia.
Continua depois da publicidade
De acordo com ela, os pais preferem condomínios em que as crianças possam se divertir e serem monitoradas ao mesmo tempo. Já para os pequenos, esse tipo de ambiente é um atrativo visual e também ajuda a promover a integração com os outros moradores infantis.