Construções foram demolidas na manhã desta quinta-feira (10) em Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina. A Polícia Militar comandou a operação e disse que o objetivo é conter a invasão em área de preservação ambiental na localidade conhecida como João do Mato.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do Vale do Itajaí por WhatsApp
Ao todo, 17 construções foram colocadas abaixo, algumas em estágio inicial de obras e outras em fase mais avançada. A PM garantiu que nenhuma das edificações era habitada. A Celesc também esteve no local e cortou ao menos cinco ligações irregulares que levavam energia a cerca de 100 casas.
Imagens divulgadas pela polícia mostram máquinas derrubando as construções.
Continua depois da publicidade
A retirada dos entulhos deve ocorrer ao longo da semana.
Ação da PM teve o apoio da prefeitura de Itapema, por meio da Fundação Ambiental Área Costeira, Segurança Pública e Defesa Civil. Segundo a corporação, o trabalho na comunidade reflete também no combate a crimes como tráfico de drogas, furto e receptação.
Conforme o comandante Eder Jaciel de Souza Oliveira, a operação dessa semana ainda mira coibir a ação de grileiros no local, que invadem a área de preservação permanente e ameaçam os moradores.
A invasão na região da Rua 450, no bairro Morretes, é alvo de um procedimento do Ministério Público de Santa Catarina. A denúncia trata de quebra de ordem pública, possíveis crimes ambientais e, ainda, possível envolvimento de facção criminosa de abrangência nacional.
Leia mais
Mega-apreensão de cocaína em Navegantes deixa prejuízo de R$ 138 milhões ao tráfico
Assassinato de jovem leva polícia a esconderijo de drogas em pacata cidade de SC