Uma ocupação irregular em área de preservação permanente, à margem do rio Itaum-mirim, no bairro Fátima, na zona Sul de Joinville, foi alvo de uma operação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) na manhã desta quarta-feira. Os servidores iniciaram o cumprimento de uma decisão judicial que determina a desocupação da área de 3,5 mil metros quadrados.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias de Joinville e região

De acordo com o secretário Juarez Tirelli, a determinação será cumprida por etapas para causar o menor impacto possível aos moradores. Segundo Tirelli, todos os moradores já foram notificados oficialmente pela Justiça.

Na operação desta terça, nenhum morador foi obrigado a sair porque as casas que foram derrubadas ainda estavam em fase de construção. Os profissionais também tiveram a missão de recolher os entulhos do local.

Continua depois da publicidade

– Estamos começando a cumprir uma determinação judicial para recuperar uma área degradada às margens do rio. A determinação diz, entre algumas coisas, que é preciso recuperar as margens com vegetação e fazer o cercamento. Estamos começando com a parte mais simples – disse Tirelli.

A secretaria também colocou uma cerca e limpou o terreno na margem em que não há casas construídas e providenciou dois acessos para embarcações conforme determinou a decisão judicial. Já as casas notificadas foram construídas na outra margem do rio em uma rua lateral à Florianópolis.