Após a demolição de um antigo prédio – questionou-se na época que seria tombado pelo Patrimônio Histórico – ao lado de um Clube de dança próximo ao Centro Histórico de São José, o órgão responsável informou que faria uma avaliação e, constatada a veracidade do tombamento, realizaria um plebiscito junto à comunidade para decidir o que seria construído no local. Falou-se em uma praça, um memorial resguardando a história de São José, ou algo parecido. Ontem o leitor Adilson me enviou essa foto com o que já está sendo erguido no local. Sem plebiscito, sem explicações, sem mais nada.
Continua depois da publicidade
Desânimo
Depois de acompanhar com muita atenção entrevistas e debates acerca do trânsito do Centro de Florianópolis, o odontólogo Daltro Halla confessa-se desanimado por tanta semântica e tão pouca ação prática. Diz ele que, em todos os debates, nenhuma pessoa sequer, em qualquer momento, levantou a hipótese mais tangível – utilizar a ponte Hercílio Luz, agilizando os trabalhos que ali se arrastam há anos, despertando-a de vez de seu letárgico sono, como meio de minimizar a situação. Já pensou como aliviaria o trânsito em direção ao Estreito? Tampouco se sugeriu acelerar a implantação do tráfego nas avenidas Beira-Mar São José e Beira-Mar Continental, cuja conclusão também move-se indolentemente. Para ele, impera a falta de objetividade e as sugestões comodistas de se fechar mais algumas ruas das tão poucas ainda remanescentes.
Alimento diet e light
Continua depois da publicidade
A principal diferença entre os alimentos diet e light está na quantidade de nutrientes. O diet precisa ser isento de açúcar, enquanto o light deve ter pelo menos 25% menos nutrientes ou calorias em relação ao convencional. O light não é, necessariamente, indicado para diabéticos, celíacos, fenilcetonúricos ou pessoas com colesterol elevado, no entanto, se não tiver açúcar, poderá ser consumido pelos diabéticos. Pensando nisso, a tradicional Churrascaria Ataliba, incluiu no seu cardápio duas sobremesas especialmente preparadas para os diabéticos: um pudim de leite e uma torta de maracujá – light, mas sem açúcar.
Prêmio Fatma de jornalismo
Logo mais, às 19h30min, na Associação Catarinense de Imprensa (ACI) – Rua Victor Meirelles, 55, Centro de Florianópolis, acontecerá o lançamento do 4º Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental. As inscrições iniciam amanhã e terminam no dia 1º de julho. São R$ 16 mil em prêmios. Também serão concedidas duas menções honrosas por categoria, com premiação de R$ 1,5 mil. Os vencedores regionais receberão um troféu. O prêmio tem patrocínio da Tractebel Energia e estimula o interesse da mídia pelo desenvolvimento sustentável e a investigação ecológica.