Uma das principais atrações do Parque Porta do Mar, obra de qualificação urbana da orla da lagoa do Saguaçu, começou a ganhar forma na manhã desta segunda-feira. Com o apoio de uma balsa, operários da Belga Empreiteira estão trabalhando na colocação das estacas que vão sustentar o trapiche na lagoa.

Continua depois da publicidade

O trapiche terá 126 metros de extensão, sendo 109 metros de parte fixa (com estacas e lajes de concreto) e 17 metros da parte flutuante, com deck de madeira especial. A conclusão desta etapa dependerá de fatores como condições de tempo. Para chegar a esta fase de construção, a Prefeitura teve de contratar um monitoramento arqueológico subaquático.

O projeto do Parque Porta do Mar inclui a construção e alargamento dos passeios da orla da rua Antônio Gonçalves, construção do trapiche público, construção da praça com monumento “Porta do Mar”, construção de praça com Academia da Melhor Idade, nova iluminação e novo mobiliário urbano.

Já foram concluídos os passeios e instalada a nova iluminação. Nos próximos dias, o IPPUJ vai licitar as obras de recape do pavimento, sinalização e paisagismo. A obra está orçada em R$ 1.382.829,23, com recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países do Prata (Fonplata).

Continua depois da publicidade