Centenas de moradores, líderes comunitários, representantes de sindicatos, alunos de escolas locais e políticos acompanharam com expectativa o pouso do helicóptero com a presidente Dilma Rousseff no Terminal Pesqueiro de Laguna, no Sul de Santa Catarina.

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Acompanhando um grupo com cerca de 20 crianças, todas uniformizadas com camisetas de uma escola local, uma menina de apenas 10 anos já parecia saber a importância que a obra terá para a região.

– Vai resolver um problema que existe desde que eu nasci – disse ela.

Ponte Anita Garibaldi

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Antes do discurso de Dilma, um vídeo apresentando detalhes do projeto da ponte foi exibido em um telão na lateral do palanque. Entre atentos expectadores estava o deputado federal Ronaldo Benedet, líder da Frente Parlamentar em Defesa da das Obras de Duplicação da BR-101.

No que depender dele, a obra já tem nome definido.

– Aprovamos na Comissão de Viação e Transportes o nome da obra como Ponte Anita Garibaldi. Esse nome vai passar por outras duas comissões, mas estamos certos de que será aprovado – disse o deputado – É um momento muito emocionante, já que a presidente não só autorizou o início da obra como veio pessoalmente assinar – concluiu.

O prefeito de Laguna, Célio Antônio, reforçou a sugestão do nome.

– Aqui na terra de Anita Garibaldi, esse é um pedido especial nosso. O povo de Santa Catarina sabe reconhecer a importância dessa obra e o esforço do governo federal para essa realização – disse o prefeito.

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Bateu o martelo

Dilma decidiu vir ao Estado durante a reunião do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na quinta-feira, quando bateu o martelo sobre a ponte de Laguna. Ela também garantiu verba do PAC para outra grande obra da BR-101 Sul, o túnel duplo do Morro dos Cavalos, em Palhoça, além da duplicação da BR-470, entre Indaial e Itajaí. O montante liberado para as três pendências chegou a R$ 2,3 bilhões.

Mais do que garantir o início da obra em um dos três últimos gargalos da duplicação, a visita da presidente representa a retomada de investimentos do governo federal em rodovias de Santa Catarina quase um ano após as denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes. É o retrato do retorno de licitações e contratos de oito estradas catarinenses na soma de R$ 4,7 bilhões.

>> Confira o vídeo com o projeto da ponte

>> Veja o mapa com as rodovias que irão receber investimento